(Foto: Divulgação)
Você usa aplicativo para controle de gastos financeiros? Se a resposta foi não, saiba que eles existem para descomplicar o controle diário das suas finanças. A maioria permite que você lance suas despesas de qualquer lugar e consolide as informações de várias contas correntes em um único relatório. “Os controles com o cartão de crédito são mais detalhados e os gráficos ajudam bastante na hora de analisar as informações”, afirma a educadora em finanças pessoais, Carol Stange.
Em relação às planilhas, a especialista explica que as plataformas online permitem uma personalização infinita nos campos de acordo com o que cada pessoa necessita, pois, facilitam a criação de categorias, colunas, formatação, cores, entre outros recursos.
Stange observa, porém, que somente o uso de aplicativos e planilhas não é suficiente para resolver a sua vida financeira. Segundo ela, o primeiro passo é a mudança de hábitos. Depois, a escolha da ferramenta, seja ela uma planilha ou aplicativo. “É preciso consumir de forma consciente, economizar no dia a dia, planejar seus gastos futuros e guardar dinheiro (apesar de ser uma escolha). Uma ferramenta pode até ajudar, mas não pode ser a responsável pelo sucesso ou pelo fracasso do seu controle financeiro”.
Confira seis dicas de aplicativos e ferramentas para o controle das finanças:
Organizze: permite gerenciar conta corrente, poupança e investimentos na versão gratuita, adicionando os ganhos e gastos manualmente. Na versão paga, o aplicativo define metas de gastos e envia alertas das contas a pagar.
Minhas Economias: permite inserir ganhos e gastos de mais de uma conta e categoriza as transações. O aplicativo também tem um “gerenciador de sonhos”, que possibilita estabelecer objetivos e fazer um planejamento de como chegar lá, e ainda monta gráficos e relatórios.
Mobills: permite categorizar despesas e receitas, mas de forma manual, inserindo gasto por gasto e ganho por ganho. Também permite criar um planejamento mensal.
Guia Bolso: permite sincronizar a conta bancária e analisar, por meio de gráficos, para onde está indo seu dinheiro.
Google Planilhas: basta preencher os ganhos e gastos e a planilha realiza automaticamente as contas, apresentando um balanço do orçamento anual do usuário. Se você possui uma conta do Google tem acesso à planilha em qualquer lugar.
B3 ( bolsa de valores brasileira): também disponibiliza uma planilha de excel para documentar as receitas e despesas, além de investimentos em ações. Você insere suas informações divididas por meses e categorias e a tabela calcula o saldo.
Um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que mais da metade das empresas…
O prejuízo líquido controladores consolidado do GPA no quarto trimestre de 2024 foi de R$…
O Carrefour Brasil registrou lucro líquido ajustado controlador de R$ 1,770 bilhão no quarto trimestre…
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 18, que novas tarifas sobre automóveis…
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, defendeu a decisão do governo brasileiro de aderir ao…
As receitas do varejo da XP cresceram 13% em doze meses até o fechamento do…