O Banco Bradesco (BBDC3/BBDC4) finalizou nesta terça-feira (1) a cisão do banco digital Next, que deixa de ser um departamento interno do banco e passa a ser uma empresa à parte. Dessa forma, o Next passa a pertencer ao conglomerado financeiro do Bradesco.
A ideia é dar mais liberdade na gestão do Next, permitindo-o tomar decisões de forma mais ágil e autônoma. Como um banco digital e que presta até mesmo serviços não financeiros, o Next faz parte da estratégia do Bradesco de concorrer com os outros bancos digitais e fintechs, contando com o apoio do “bancão” na parte de produtos e suporte.
Apesar da manutenção do controle sobre a companhia ser visto como algo não negociável, não é descartada a possibilidade de venda de parte das ações para algum parceiro estratégico ou via oferta inicial de ações (IPO).
Ainda nesta semana o Bradesco firmou um acordo de indicação com o JP Morgan para “viabilizar a potencial transferência na prestação de serviços locais aos clientes de Private Banking do J.P. Morgan que optarem por migrar para o Bradesco”.
O banco americano está saindo da sua operação com Pessoa Física no Brasil. O acordo será de indicação e não prevê pagamentos, muito embora o JP possa receber alguma comissão mais à frente a depender de quantos clientes acatem a recomendação.
Ambas notícias são positivas para o Bradesco, pois demonstram a preocupação do banco em manter-se competitivo diante do cenário desafiador.
Contudo, analistas acreditam que o impacto nos preços das ações (BBDC3/BBDC4) no curto prazo é limitado e por isso esperam um desempenho levemente positivo na sessão desta quarta-feira (2).
A separação do Next pode facilitar a precificação do banco digital junto ao mercado no futuro. Normalmente estas instituições negociam com prêmios sobre os bancos tradicionais sob a ótica de múltiplos de preço sobre lucro (P/L) e preço sobre valor patrimonial (P/VPA). Dessa forma, ao permitir uma avaliação do Next mais precisa, a avaliação do preço justo do Bradesco através da soma das partes do conglomerado pode ser revista para cima.
Do ponto de vista estratégico, o Next é a principal ferramenta do Bradesco para competir com os bancos digitais e fintechs. Muito embora o banco siga buscando a sua digitalização – fechando agências, incentivando o uso do internet banking e apps – o controle sobre um banco digital competitivo é algo fundamental neste novo cenário para o setor.
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