Press "Enter" to skip to content

Sabesp esclarece declaração sobre “capitalização” que derrubou suas ações

(Foto: Divulgação)

A Sabesp (SBSP3) emitiu nesta quinta-feira (20) um fato relevante para esclarecer as declarações feitas pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, sobre a capitalização da companhia em um evento privado do Banco Santander na manhã da quarta-feira (19).

O documento foi uma solicitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Sobre a capitalização, sem dúvidas o assunto mais polêmico comentado pelo governador e que “fez preço” no mercado, a companhia afirmou ter consultado o órgão responsável do Governo Estadual de São Paulo – acionista controlador, sobre o assunto:

“Não há decisão tomada sobre o modelo de reorganização societária da Sabesp, uma vez que o grupo de trabalho constituído pelo Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, em 24/04/2019, não concluiu suas atividades, estando no aguardo da análise dos vetos pelo Congresso Nacional da Lei nº 14.026, de 15 de julho de 2020, que atualiza o marco legal do saneamento para dar continuidade aos trabalhos.”

Na sessão desta quarta-feira (19), as ações da Sabesp (SBSP3) chegaram a recuar mais de 10% logo após as declarações de Doria, mas a queda foi amenizada ao longo da tarde e fecharam o dia recuando 5%, enquanto o Ibovespa apresentou perdas de 1,2%.

Na avaliação de analistas seria esperada alguma recuperação no preço das ações da Sabesp (SBSP3) com o fato relevante, muito embora a repercussão sobre a posição favorável do Senado Federal ao reajuste dos servidores públicos na noite quarta-feira (19), deve ter impacto negativo no curto prazo no preço das ações de empresas estatais que podem ser privatizadas como a Sabesp.

Um dos principais catalisadores das ações da Sabesp é a sua privatização, que segue na pauta dos governos estaduais há alguns anos. Dessa maneira, o mercado não gostou das declarações sobre capitalização por esperar uma reforma societária mais abrangente e capaz de melhorar as operações da companhia de saneamento.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *