Categories: Economia

Em reação aos bancos centrais de EUA e China, mercados internacionais têm queda generalizada

As bolsas asiáticas fecharam em baixa generalizada nesta quinta-feira, 20, após a China falhar em adotar estímulos monetários adicionais e o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) expressar dúvidas sobre a recuperação dos EUA, e também diante do avanço do novo coronavírus em várias partes do mundo, em particular na Coreia do Sul.

Principal índice acionário chinês, o Xangai Composto recuou 1,30% hoje, a 3.363,90 pontos, após o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) decidir manter inalteradas suas taxas de juros de referência para empréstimos de curto e longo prazos pelo quarto mês seguido, em 3,85% e 4,65%, respectivamente. O Shenzhen Composto, que é formado por empresas com menor valor de capital, caiu 1,24%, a 2.225,72 pontos.

Também pesou nos negócios asiáticos o tom mais pessimista do Fed, em ata de política monetária publicada ontem à tarde. No documento, o BC americano avaliou que a pandemia de covid-19 segue com um efeito “substancial” na atividade econômica e projetou recuperação mais fraca do PIB dos EUA no segundo semestre.

Já um recente salto nos casos de coronavírus na Coreia do Sul levou a Bolsa de Seul a registrar a maior perda na Ásia nesta quinta. O índice Kospi encerrou a sessão em queda de 3,66%, a 2.274,2 pontos, em meio a relatos de que as novas infecções na Coreia atingiram três dígitos pelo sétimo dia consecutivo.

Em outras partes da região asiática, o japonês Nikkei se desvalorizou 1% em Tóquio, a 22.880,62 pontos, enquanto o Hang Seng caiu 1,54% em Hong Kong, a 24.791,39 pontos, e o Taiex apresentou expressiva baixa em Taiwan, de 3,26%, a 12.362,64 pontos.

Após o encerramento dos pregões na maior parte da Ásia, o Ministério do Comércio chinês afirmou que autoridades da China e dos EUA irão discutir questões comerciais por telefone “em breve”. No último fim de semana, acabou sendo frustrada uma expectativa de que os dois países discutissem o progresso no cumprimento do acordo comercial de “fase 1”, assinado em janeiro.

Na Oceania, a bolsa australiana ficou igualmente no vermelho, pressionada também por balanços financeiros decepcionantes de petrolíferas locais. O S&P/ASX 200 caiu 0,77% em Sydney, a 6.120,00 pontos. (Com informações da Dow Jones Newswires).

Por Sergio Caldas

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Ibovespa pode destravar e ir a 145 mil pontos; ruídos e juros são risco, diz Ferreira, da XP

O avanço da pauta econômica do governo e a sinalização de corte de gastos no…

17 horas ago

Shoppings abandonam vendas online e apps viram apoio de relacionamento ao presencial

A maioria das donas de shopping centers decidiu voltar atrás e encerrar os sites de…

18 horas ago

Candidatos podem ser cassados a partir de regras que começam a valer hoje; veja o que está proibido

Uma série de proibições impostas aos agentes públicos começa a valer neste sábado, 6 de…

1 dia ago

Influente apoiador democrata diz que entrevista de Biden não encerra preocupações

PERFORMANCE/DEBATE/JOE BIDEN/ PRESIDENTE EUA - O fundador do Venture for America e empresário americano Andrew…

2 dias ago

Refinarias privadas ameaçam recorrer à Justiça contra preços da Petrobras

As refinarias de petróleo privadas estudam ir à Justiça contra a Petrobras por não reajustar…

2 dias ago

Aura Minerals fará desdobramento de BDRs na proporção de um para três

A Aura Minerals vai alterar a proporção de ações representadas pelos BDRs da companhia. A…

2 dias ago