Categories: Economia

Economia paulista cresceu 6,8% em junho na comparação com maio

A economia paulista cresceu em junho 6,8% na comparação com maio, de acordo com o PIB+30, uma nova ferramenta de aferição do PIB estadual que o governo de São Paulo e a Fundação Seade anunciaram nesta segunda-feira, 10. Esse é o segundo resultado mensal positivo na série ajustada sazonalmente.

Na comparação com junho de 2019, o PIB+30 registrou aumento de 1,8% e no acumulado de 12 meses, o indicador de junho avançou 0,7%. No primeiro semestre de 2020, o PIB apresentou retração de 1,3% em relação a igual período de 2019.

Nos resultados trimestrais, a economia paulista apresentou queda de 6,1% na comparação do segundo trimestre de 2020 contra o primeiro trimestre do ano, com ajuste sazonal. Esta é a segunda queda consecutiva nesta base de comparação. O PIB+30 registrou retração de 5,4% no segundo trimestre de 2020, em relação a igual trimestre de 2019.

Sobre o PIB+30

A partir da necessidade de monitorar as tendências da economia paulista no contexto da pandemia provocada pelo Covid-19, a Fundação Seade se mobilizou para desenvolver novos indicadores. Um deles é o PIB+30, que permite observar as estatísticas preliminares do PIB do Estado de São Paulo.

O indicador representa 97% do PIB estadual e será apresentado na forma de índices e taxas ajustadas sazonalmente, sendo publicado em conjunto com a estimativa oficial do PIB do mês anterior. O PIB+30 se insere em uma linha de trabalho da Seade que contempla: o cálculo do PIB do Estado de SP e do PIB dos Municípios, estes em conjunto com o IBGE.

O novo indicador tem como base uma revisão das melhores práticas internacionais e dá início ao uso de uma família de indicadores baseada nas chamadas “estimativas instantâneas” (flash estimates) ou “estatísticas em tempo real”. O PIB+30 tem como referência o mês anterior e incorpora em sua metodologia dados de alta e altíssima frequência com a finalidade de rastrear com maior rapidez as mudanças da atividade econômica no Estado de São Paulo.

De acordo com o governo do Estado e a Seade, “é importante dizer que parte expressiva das fontes utilizadas nos painéis do PIB Mensal e do PIB+30 são comuns ou seus dados apresentam relativa convergência em sua tendência de crescimento, fortalecendo assim as possibilidades de seu uso como indicador preditivo do PIB Paulista”.

Por Francisco Carlos de Assis

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Banco do Brasil disponibiliza R$ 3,5 bi em crédito para reconstrução do RS

O Banco do Brasil vai colocar R$ 3,5 bilhões em limites de crédito à disposição…

2 horas ago

Assessor de Segurança dos EUA envia condolências por quadro no RS e reitera apoio ao Brasil

A Casa Branca informa em comunicado que o Assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos,…

2 horas ago

Queda na produção de petróleo foi planejada, diz Prates

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, minimizou nesta terça, 14, a queda da produção…

4 horas ago

Magda Chambriard tem todas as credenciais para comandar a Petrobras, avalia coordenador da FUP

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacellar, disse ao Broadcast que…

5 horas ago

Analistas preveem impacto na Bolsa após saída de Prates da Petrobras

A informação sobre a mudança de comando na maior estatal do País saiu por volta…

5 horas ago

Houve avanço com Prates na Petrobras, mas avisamos sobre problemas, diz coordenador da FUP

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacellar, disse que houve avanços…

5 horas ago