Política

Centrão não consegue consenso sobre teto de gastos

A divisão sobre a flexibilização do teto de gastos não se restringe somente à alas diversas do governo. Ela chegou também na Câmara dos Deputados, onde os partidos governistas não conseguem construir um consenso sobre o tema. Líderes dos maiores partidos do Centrão vem sinalizando em direções opostas sobre o mecanismo que hoje é a nossa âncora fiscal.

Líder do PP e pré-candidato à Presidência da Casa em fevereiro de 2021, o deputado Arthur Lita (AL) defende que o teto não seja alterado em hipótese alguma. O líder do Solidariedade, deputado Zé Silva (MG), compartilha da mesma visão – entendendo que, apesar do investimento público ser importante, uma eventual mudança poderia afastar completamente os investidores do Brasil. O MDB, por meio de seu líder, deputado Baleia Rossi (SP), também é contrário à flexibilização, inclusive por ter sido o grande fiador da emenda constitucional, em 2016.

Outros líderes, porém, vêm refletindo sobre o tema e concluíram que o momento é de mudanças: líder e presidente do Avante, o deputado Luís Tibé (MG) afirmou que era contra alterações no teto, mas passou a apoiar alterações com o advento da pandemia. Já o deputado Jhonatan de Jesus (RR), líder do Republicanos na Câmara, também defende a flexibilização, mas ressalta que não há qualquer tipo de pressão do Centrão para que o governo tome essa medida.

A situação é delicada, já que o teto de gastos é o grande mecanismo que hoje permite que as despesas públicas não voltem a crescer em ritmo descontrolado. O mercado injetou grande parcela de confiança nesse mecanismo e qualquer alteração nele seria motivo de grande preocupação, tendo impactos negativos severos nas expectativas dos investidores.

O governo terá de se entender internamente e sua decisão deve moldar a maioria do posicionamento do Centrão, com exceção de alguns partidos que já pregam por mudanças no teto. Sob a tutela de Paulo Guedes, parece quase impossível que a regra seja modificada. As pressões, no entanto, vêm de todo lado. É necessário ficar bastante atento ao tema.

Redação Mercado News

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

9 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

14 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

18 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago