Categories: Economia

Bolsas da Europa fecham em alta com dados indicando expansão da indústria local

As bolsas da Europa encerraram o pregão desta segunda-feira (03) em alta, amparadas pela notícia de que a indústria do continente, voltou a se expandir após o forte golpe da covid-19 na economia local. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o primeiro pregão de agosto em alta de 2,05%, a 363,64 pontos.

Indicadores macroeconômicos que deram o tom à sessão europeia de hoje. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro, elaborado pelo instituto IHS Markit, avançou de 47,4 em junho a 51,8 em julho, superando, inclusive, a previsão de analistas do Wall Street Journal, que era de alta a 51,1. A leitura acima da marca de 50 pontos aponta que a indústria do bloco voltou a se expandir. “Mesmo que o PIB do segundo trimestre tenha confirmado que as economias europeias se contrariam mais que os Estados Unidos, acontecimentos recentes criaram mais otimismo para os países de lá”, diz o Barclays, em nota. “A recuperação está em curso mas algumas incertezas ainda obscurecem as perspectivas”, pondera o banco.

O PMI da Alemanha, a principal economia do continente, também superou previsão de avanço à marca neutra de 50 pontos e se fortaleceu de 45,2 em junho a 51,0 em julho. Com isso,o índice Dax, de Frankfurt, fechou a segunda-feira com avanço de 2,11%, aos 12.646,98 pontos, acompanhado pelo CAC 40, de Paris, encerrou em alta de 1,93%, aos 4.875,93 pontos.

Apesar do fechamento significativo – alta de 2,29%, aos 6.032,85 pontos, com ajuda da libra fraca ante o dólar – o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, teve ganhos contidos em boa parte da manhã. Isso porque o Reino Unido reportou que o PMI industrial local até avançou – de 50,1 em junho a 53,3 em julho, na máxima em 32 meses -, mas abaixo das expectativas de alta um pouco maior, a 53,6. Houve ainda alguma pressão das ações do HSBC, que fecharam em queda de 2,91%, após o banco reportar tombo de 96% no lucro líquido do segundo semestre, na comparação anual, diante dos impactos da pandemia.

Entre outras praças europeias, o índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou o pregão em alta de 1,51%, aos 19.379,79 pontos. Já o Ibex 35, de Madri, marcou alta de 1,42%, aos 6.975,00 pontos, e o PSI 20, de Lisboa, de 1,21%, aos 4.347,85 pontos.

Por Eduardo Gayer

Estadão Conteúdo

Recent Posts

AgroGalaxy revela dívida de R$ 3,7 bi; securitizadoras e bancos estão entre maiores credores

A AgroGalaxy, uma das principais redes de varejo de insumos agrícolas do Brasil, apresentou na…

34 minutos ago

‘Deus me livre de mulher CEO’: Luiza Trajano faz publicação contra fala de empresário

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu, fez uma publicação na rede…

59 minutos ago

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de…

1 hora ago

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Em resposta a comentários do ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, a Vale afirmou,…

13 horas ago

BNDES aprova crédito de R$ 58 Mi a TW Transportes para reconstrução de armazém no RS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou crédito emergencial, na modalidade investimento…

13 horas ago

BC informa ocorrência de incidente de segurança com chaves Pix sob guarda da SHPP Brasil/Shopee

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 19, a ocorrência de incidente de segurança com dados…

14 horas ago