A pandemia do novo coronavírus provocou uma queda nas vendas ou serviços comercializados em 50,7% das empresas em funcionamento no País na segunda quinzena de junho. Os dados são da Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, que integram as Estatísticas Experimentais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Por outro lado, 21,4% das empresas em atividades afirmaram que a covid-19 aumentou as vendas, outras 27,6% disseram que o efeito negativo sobre as vendas foi pequeno ou inexistente.
A queda nas vendas foi mais sentida entre as pequenas empresas, alcançando 51,0% das companhias desse porte. Entre as empresas intermediárias, 39,1% relataram perdas, enquanto 32,8% das companhias de grande porte registraram essa queixa. Entre as grandes empresas, 41,2% relataram efeito pequeno ou inexistente sobre as vendas de produtos e serviços em função da pandemia.
A percepção de redução nas vendas foi sinalizada por 54,7% das empresas do setor de Serviços; 51,3% das companhias da Construção; 48% do Comércio; e 44,7% de Indústria.
O porcentual de empresas com redução nas vendas foi de 66,2% no segmento de Serviços prestados às famílias e também no de Comércio de veículos, peças e motocicletas, enquanto nos Outros serviços alcançou 69,8% das companhias.
Por Daniela Amorim
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…