Após um primeiro semestre com muita instabilidade do Ibovespa, os investidores animaram-se com a retomada da economia, além do índice de ações, que chegou aos 100 mil pontos. Neste segundo semestre, de acordo com o economista Álvaro Villa, da Messem Investimentos, as ações de bancos, empresas exportadoras e commodities agrícolas e minerais devem ter mais valorização na Bolsa de Valores.
“Os bancos, em longo prazo, estão se beneficiando, principalmente com o empréstimo a microempreendedores. As exportadoras devem ter mais valorização, mas são empresas sensíveis ao cenário de guerra comercial entre China e Estados Unidos”, destaca.
De acordo com Villa, outras empresas na bolsa que podem ter crescimento nas ações são do setor de varejo e vestuário. Sobre um possível retorno das ações de companhias aéreas, que sofreram bastante no primeiro semestre devido à queda no número de voos em razão da pandemia, o economista afirma que ainda haverá muita volatilidade. Porém, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras pode ter um movimento de consolidação no setor.
Apesar da expectativa do mercado, Villa alerta que a volatilidade na Bolsa de Valores deve continuar alta até o mês de novembro. Ao mesmo tempo, o dólar deve continuar valorizado frente ao real. “O cliente, muitas vezes, olha apenas pelo viés do retorno e esquece da instabilidade das operações”, alerta.
Para quem deseja começar a investir neste semestre, o economista diz que é preciso ter visão de longo prazo. “Você tem de diversificar as estratégias e proteger sua carteira de investimentos, principalmente com a compra de dólar e euro”, diz.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que o vício em apostas esportivas é…
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…