Categories: Economia

MG: Justiça obriga quarentena a homem com suspeita de covid-19 em Itamarandiba

A juíza Juliana Cristina Costa Lobato, da Vara Única de Itamarandiba, – cidade mineira de 34,7 mil habitantes, a cerca de 420 km de Belo Horizonte – deferiu liminar obrigando um morador com suspeita de Covid-19 a respeitar a quarentena e normas médicas, evitando disseminar o vírus. A decisão foi dada no âmbito de ação apresentada pelo próprio município que tem apenas quatro respiradores e não tem estrutura para atender pacientes graves.

A magistrada indicou ainda que o morador também não pode se opor a realizar o teste para detectar o novo coronavírus e, em caso de atendimento médico de urgência, só deve transitar com equipamentos de proteção individual. Em caso de descumprimento da decisão judicial, o homem pode pagar multa de R$ 200 a cada ato. As informações foram divulgadas pelo TJ-MG. O processo tramita em segredo de justiça.

“O desrespeito às orientações médicas e a negativa de cumprir isolamento domiciliar demonstram o descaso com a situação da gravidade vivida pela população mundial, menosprezo pela vida humana e ausência de responsabilidade social”, escreveu Juliana na decisão. A juíza determinou ainda que a Polícia Militar deve comunicar imediatamente à Justiça o descumprimento das medidas impostas ao morador.

Na ação apresentada à Justiça, o município apontou que o morador desobedeceu orientações do serviço médico local após procurar o hospital com sintomas da infecção pelo novo coronavírus. Os médicos prescreveram medicamentos e quarentena por 14 dias. Decorrido esse período, ele deveria submeter-se à realização de teste de covid-19, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.

O morador chegou a assinar um termo de declaração consentindo com o isolamento voluntário, diz a cidade, mas seis dias depois, ligou para o hospital relatando uma suposta melhora nos sintomas e o retorno ao trabalho no dia seguinte. Ele foi orientado da necessidade de cumprir a quarentena, mas técnicos da assistência social e integrantes da fiscalização municipal não o encontraram mais em sua residência, diz o TJ-MG.

Por Redação

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

2 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

6 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

8 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

12 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

1 dia ago

Seguro contra roubo de carga cresce 29% em 1 ano, a R$ 628,4 mi no 1º semestre, diz CNseg

O seguro contra roubo de cargas teve um crescimento de 29% na arrecadação no primeiro…

1 dia ago