Categories: Economia

Bolsas da Europa fecham em queda com tensões EUA-China e avanço do coronavírus

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira, 22, em realização de lucros após os ganhos de ontem. A escalada das tensões entre Estados Unidos e China e o noticiário negativo sobre o coronavírus também impuseram pressão de vendas nas mesas de operações do continente. Como resultado, o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em baixa de 0,87%, a 373,44 pontos.

O anúncio dos EUA do fechamento do consulado chinês em Houston, no Texas, espalhou cautela generalizada pelos mercados globais. O senador republicano Marco Rubio, da Flórida, afirmou, sem apresentar provas, que o local funcionava como um centro de espionagens. Já o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, destacou que a decisão protege o povo americano.

“As notícias na frente geopolítica certamente pesarão nos fluxos de risco, pois aumentam as preocupações de que o clima político possa prejudicar a recuperação global da pandemia, especialmente se a retórica se tornar mais estridente”, analisa a BK Asset Management.

A deterioração das relações entre as duas maiores economias do planeta acontece enquanto a covid-19 segue em marcha ascendente pelo mundo.

O número de casos globais da doença ultrapassou a marca de 15 milhões hoje, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkings, que contabiliza mais de 600 mil mortes pelo vírus. Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que a epidemia deve piorar antes de melhorar.

Com tantos fatores de risco, o índice FTSE 100, da Bolsa de Londres, fechou com recuo de 1,00%, a 6.207,10 pontos. Por lá, os negócios continuam pressionados ainda pela indefinição sobre o futuro do Reino Unido após a oficialização da saída do país da União Europeia, no fim deste ano. A imprensa britânica informou que vários ministros já estão trabalhando com o cenário de que o Brexit ocorrerá sem acordo comercial.

Em Paris, o CAC 40 teve queda de 1,32%, a 5.037,12 pontos. Em meio ao recuo das cotações de petróleo, a ação da Total foi uma das que lideraram as perdas no mercado francês, em baixa de 3,14%.

Já na Bolsa de Frankfurt, o DAX se desvalorizou 0,51%, a 13.104,25 pontos, enquanto, em Milão, o FTSE MIB caiu 0,60%, a 20.598,78 pontos.

Nas praças ibéricas, o PSI 20, de Lisboa, diminuiu 0,79%, a 4.509,75 pontos.

Em Madri, o Ibex 35 cedeu 1,39%, a 7.390,10 pontos. O papel da companhia elétrica espanhola Iberdrola caiu 1,42%, após a empresa reportar queda na receita no primeiro semestre do ano, embora tenha ampliado lucro.

Por André Marinho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Aparelho que faz eletrocardiograma doméstico chega às farmácias do País

Um novo equipamento de uso doméstico que realiza tanto o exame de eletrocardiograma (ECG) quanto…

49 minutos ago

Solidariedade pede ao STF suspensão da lei das Bets e inconstitucionalidade de apostas

O Solidariedade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado, 28, a suspensão imediata da…

57 minutos ago

Em São Paulo, 67% dos eleitores ainda não escolheram candidato a vereador, diz Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha aponta que 67% dos eleitores da cidade de São Paulo ainda…

1 hora ago

STF encerra julgamento e rejeita recurso por ‘revisão da vida toda’ do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta sexta-feira, 27, a sessão em plenário virtual que…

1 hora ago

Furacão Helene deixa pelo menos 56 mortos e milhares de pessoas isoladas nos EUA

O furacão Helene deixou pessoas desamparadas, sem abrigo e aguardando resgate neste sábado, 28, quando…

1 hora ago

Quem está à frente na disputa pela Prefeitura de SP? veja as últimas pesquisas

A uma semana das eleições municipais, os quatro últimos levantamentos de intenção de voto divulgados…

2 horas ago