Economia

É questão de tempo para o Ibovespa zerar as perdas da pandemia

O indicador mais importante do mercado acionário europeu, o índice Dax, da Bolsa de Frankfurt, estava em alta de mais de 1,8% na manhã desta terça-feira (21). Não apenas um dia positivo. Nesta manhã, o Dax zerou as perdas provocadas pela pandemia do coronavírus e voltou, ainda que levemente, ao terreno positivo no ano. O que justificou essa alta foi a aprovação, pelas autoridades da União Europeia, de um pacote de ajuda de 750 bilhões de euros (R$ 4,53 trilhões). A grande diferença em relação aos pacotes anteriores é seu caráter transnacional. Pelas medidas, países ricos como Alemanha e Holanda vão auxiliar nações com economias mais frágeis, como Grécia e Itália. Essa foi uma das razões para a forte alta dos mercados, que começam o dia vigorosamente no azul.

Na segunda-feira (20), a universidade britânica de Oxford anunciou que uma vacina contra o coronavírus que desenvolve com o laboratório AstraZeneca é segura, produz resposta imune e não provoca efeitos colaterais graves. Vai começar a terceira fase de testes, com 50 mil voluntários em todo o mundo, sendo 5 mil deles brasileiros. Além da vacina de Oxford, um protótipo chinês da Cansino Biologics desenvolveu forte reação de anticorpos. Ao lado da vacina desenvolvida pela Sinovac Biotech, é mais uma esperança contra a pandemia. A vacina da Sinovac, aliás, começará a ser testada nesta terça-feira no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

Após mais de um ano e meio de espera, o governo federal entrega formalmente, às 14h30, a proposta de reforma tributária no Congresso nacional. A proposta a ser entregue hoje é menos ambiciosa do que se esperava. Trata da transformação do PIS e do Cofins em um único tributo sobre o valor agregado, e não altera a complexa legislação estadual do ICMS, considerada o principal entrave tributário do Brasil. Mesmo assim, é uma primeira tratativa depois de anos de espera, que deve apresentar resultados positivos.

Diante dessas notícias positivas, não é de se estranhar que o Ibovespa tenha fechado a 104,4 mil pontos na segunda-feira (20) e que esteja indicando mais uma alta na manhã desta terça-feira. Agora, é questão de tempo para o principal indicador do mercado brasileiro zerar as perdas provocadas pela pandemia.

A alta dos mercados internacionais e dos contratos futuros de Ibovespa e do índice americano S&P 500 permite prever mais um dia de alta, apesar de não se descartar a hipótese de volatilidade e de uma realização pontual de lucros de curto prazo.

Redação Mercado News

Recent Posts

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

10 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

12 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

16 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

18 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

22 horas ago

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

2 dias ago