Empresas

E-commerce em expansão no Brasil

O Atacadão, do grupo Carrefour (CRFB3), começou em julho a vender on-line no Brasil. A venda está sendo feita para pessoas físicas e empresas e começou a funcionar em determinadas praças, como São Paulo, interior e litoral do Estado, além de outras principais capitais do país.

Inicialmente, há venda de produtos de fornecedores da companhia pelo site, em lojas instaladas dentro da plataforma do Atacadão, e de algumas cadeias de atacado regionais. A entrega da compra feita em atacadistas listadas na loja virtual é feita diretamente pelo distribuidor ao revendedor e ao consumidor.

Já a Alpargatas inaugurou na última quinta-feira (16) um novo centro de distribuição na cidade de Extrema (MG), fruto de um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O objetivo da companhia com o novo espaço é atender à demanda crescente do comércio eletrônico e a operação multicanal. A Alpargatas é a dona da Havaianas, uma das marcas mais conhecidas de chinelos/sandálias do Brasil.

As evidências de que o comércio online veio para ficar estão cada vez mais fortes. Dessa forma, analistas avaliam como positivos os movimentos do grupo Carrefour (CRFB3) e Alpargatas (ALPA4) e esperamos por um impacto positivo no curto prazo em suas ações.

A operação de atacado do Carrefour, com o Atacadão, representa cerca de 65% da venda do grupo e o varejo, com supermercados e hipermercados, responde por 35%.

Como seu principal concorrente Assaí, ainda não faz vendas on-line, este movimento do Carrefour pode inclusive pressionar negativamente as ações do grupo Pão de Açúcar (PCAR3), dono do Assaí.

No fim de junho, o Carrefour chegou a mencionar, sem dizer datas, que iria iniciar uma nova plataforma on-line para o braço de atacarejo, utilizando já a estrutura de logística e abastecimento da empresa, e também em parcerias com distribuidores.

A Alpargatas (ALPA4) já tinha uma base de armazenamento de produtos em Extrema (MG), em operação desde o ano passado, que ocupava uma área de 5 mil metros quadrados. Com a nova unidade, a Alpargatas passa a ocupar de forma definitiva um espaço de 13 mil metros quadrados.

O mercado tem colocado um prêmio nas ações vinculadas ao comércio eletrônico no Brasil, especialmente em meio ao cenário de pandemia, que acelerou as transformações em curso e alterou os hábitos de consumo de parcela da população. Com a “digitalização” do varejo, a tendência é que a sua fatia no varejo total seja cada vez mais representativa.

Este ponto foi reforçado com os surpreendentes dados de vendas online aumentando em 137,35%. Esse crescimento foi divulgado em 30 de junho e se refere aos dados registrados no mês de maio, se comparados ao mesmo mês do ano passado.

O principal catalisador para as ações do Carrefour (CRFB3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Alpargatas (ALPA4) é a recuperação nas vendas do varejo, que apresentaram forte recuperação do mês de maio: alta de 13,9% em relação a abril, maior resultado da série histórica.

Redação Mercado News

Recent Posts

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

11 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

11 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

11 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

11 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

12 horas ago

Febraban: doações de associados para socorro ao Rio Grande do Sul chegam a R$ 145 mi

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados à entidade já doaram R$ 144,6…

12 horas ago