O Planalto vem preparando a recriação do Ministério da Segurança Pública para agradar a sua base eleitoral ligada às carreiras policiais. Atualmente anexada ao Ministério da Justiça, a pasta sempre foi cogitada pelo presidente Bolsonaro e o seu desmembramento inclusive incomodava o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro.
Atualmente, há forte pressão da categoria e seus representantes no Legislativo para que haja um ministério cujo chefe defenda seus direitos – como ocorre com os evangélicos e com os militares. O candidato mais provável para o cargo é o ex-deputado e amigo próximo de Bolsonaro, Alberto Fraga (DEM). Ele foi coronel da PM no DF e já é considerado um “ministro informal” do presidente.
A recriação do ministério da Segurança Pública não deve incorrer em aumento de gastos significativos da máquina pública, já que o desmembramento com a Justiça deve também separar os servidores já atuantes nesta área. Do ponto de vista político, a categoria de policiais e bombeiros, caso contemplada, dará ainda mais apoio ao governo.
O deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS) apresentou nesta segunda-feira, 25, um requerimento de criação de…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta segunda-feira, 25, ter assinado…
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler informou ao Broadcast (sistema…
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), entrou no domingo, 24, com um…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, expressou nesta segunda-feira, 25, sua preocupação e…
As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo…