Categories: Empresas

BNDES aprova empréstimo de R$ 258 milhões para a Sanepar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo de R$ 258 milhões para a estatal de água e esgoto Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), informou nesta segunda-feira, 13, a instituição de fomento. Os recursos financiarão investimentos na ampliação de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 14 municípios do Paraná, beneficiando 62 mil pessoas.

O BNDES tem sido ativo, dentro do governo, nas negociações em torno da abertura do setor de saneamento, que teve novo marco regulatório aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado. O BNDES contribuiu com os debates em torno das novas regras de regulação do setor, mas seu principal papel tem sido na modelagem de projetos de concessão, privatização de companhias estaduais ou de parcerias público-privadas (PPPs), sob demanda dos Estados. Alagoas e Rio trabalham para promover leilões de projetos desenhados pelo BNDES ainda este ano.

Embora o foco do banco de fomento seja na estruturação dos projetos de concessão ao setor privado, seus diretores têm reiterado, repetidas vezes, que a instituição não se furtará também de atuar no financiamento aos investimentos.

Desde que a atual diretoria, no comando do BNDES desde julho de 2019, anunciou os primeiros detalhes dos projetos para o setor, no fim do ano passado, os diretores têm sinalizado que a participação do banco de fomento no financiamento dos projetos poderia ficar em pelo menos 70% do total investido. Em tese, isso valeria tanto para os investimentos dos operadores privados que deverão ganhar espaço com o novo marco regulatório quanto para as companhias estatais com capacidade financeira.

O projeto de investimento da Sanepar que receberá o novo empréstimo do BNDES foi incluído no programa Avançar Cidades, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Os investimentos levarão à conclusão de 13.195 novas ligações de esgoto, de 450 quilômetros de rede interceptora e coletora de esgoto e de 58,4 quilômetros de rede adutora de água, informou o BNDES.

Embora estatal, a Sanepar está listada na B3 – o Estado do Paraná detém 60,1% do capital votante. A companhia atende 345 municípios paranaenses. Segundo dados do Instituto Trata Brasil citados em nota pelo BNDES, as cinco maiores cidades atendidas pela Sanepar estão entre as 20 melhores no ranking de qualidade do atendimento de água e “ocupam as primeiras posições em esgoto coletado e tratado, com rede coletora acima de 90%”.

Por Vinicius Neder

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Solidariedade pede ao STF suspensão da lei das Bets e inconstitucionalidade de apostas

O Solidariedade pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) neste sábado, 28, a suspensão imediata da…

10 minutos ago

Em São Paulo, 67% dos eleitores ainda não escolheram candidato a vereador, diz Datafolha

Pesquisa do instituto Datafolha aponta que 67% dos eleitores da cidade de São Paulo ainda…

14 minutos ago

STF encerra julgamento e rejeita recurso por ‘revisão da vida toda’ do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou nesta sexta-feira, 27, a sessão em plenário virtual que…

18 minutos ago

Furacão Helene deixa pelo menos 56 mortos e milhares de pessoas isoladas nos EUA

O furacão Helene deixou pessoas desamparadas, sem abrigo e aguardando resgate neste sábado, 28, quando…

21 minutos ago

Quem está à frente na disputa pela Prefeitura de SP? veja as últimas pesquisas

A uma semana das eleições municipais, os quatro últimos levantamentos de intenção de voto divulgados…

49 minutos ago

Com morte de Nasrallah, ‘acertamos nossas contas’, diz Netanyahu

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou que Israel havia "acertado suas contas" com o chefe…

57 minutos ago