Press "Enter" to skip to content

Grupo Cosan anuncia simplificação societária e IPOs

(Foto: Divulgação)

O grupo Cosan (CSAN3) anunciou via fato relevante na última sexta-feira (3) um processo de simplificação societária que caminha para operar com uma única holding e com as suas controladas listadas em bolsa.

Na segunda tentativa de simplificação societária em pouco mais de um ano e meio, o Conselho de Administração do grupo autorizou o início dos estudos de simplificação societária.

Sob a única holding (Cosan/CSAN3) Raízen Combustíveis, Raízen Energia (joint venture com a recém-constituída Compass (que absorveu Comgás), Moove (lubrificantes) e Rumo.

Com exceção da Rumo, que já tem suas ações negociadas na bolsa, a intenção é abrir o capital dos demais ativos. No caso da Raízen, a movimentação depende dos planos da Shell, que também é acionista da Raízen.

Em novembro de 2018, quando informou ao mercado que iniciaria a simplificação societária pela incorporação da Cosan Logística (RLOG3) pela Cosan S.A, a reação dos investidores foi negativa. O primeiro questionamento foi, justamente, sobre a manutenção de duas holdings no topo da estrutura, o que agora pode ser revisto.

Segundo Fato Relevante o processo de troca de ações se dará por avaliação econômica e sem desconto de holding

A união abre espaço para uma sucessão de eventos positivos como um futuro re-rating das ações da Cosan (CSAN3) por simplificação de estrutura societária, melhora de governança, mais liquidez, o que aumentaria o peso no índice e o investimento por parte de fundos passivos que replicam o Ibovespa.

Por isso, a notícia é positiva para a companhia como um todo enquanto analistas esperam uma valorização ainda mais forte para as ações da Cosan Logística (RLOG3) no curto prazo.

A simplificação da estrutura deve zerar o desconto de holding, o que pode impulsionar ainda mais Cosan Limited (CZZ, o veículo de controle listado em Nova York), e Cosan Logística (RLOG3, a controladora da Rumo). Nos últimos 12 meses, a média deste desconto de holding é de 16%. Nos últimos dias, este desconto voltou a fechar e agora está em 9%. Dessa forma, analistas esperam impacto positivo mais forte nas ações da RLOG3 no curto prazo.

A expectativa é de que a operação resulte na extinção da Cosan Limited, holding cujas ações são negociadas na Bolsa de Nova York (Nyse), e da Cosan Log (RLOG3), controladora da Rumo, já nos próximos seis meses – com chances, portanto, de que isso aconteça ainda em 2020. Os acionistas de RLOG3 vão ganhar ações de Cosan (CSAN3) a uma relação de troca ainda não definida, com base em avaliação do valor econômico das empresas.

Além da simplificação societária e a grande vitória recente com a renovação antecipada da Malha Paulista, o próximo grande catalisador para as ações da Rumo (RAIL3/RLOG3) é o projeto de extensão do Lucas do Rio Verde (ex-Sorriso). A empresa já está começando implementar um novo terminal em Nova Mutum, que inicialmente funcionará como terminal de carga rodoviária, mas que será convertido no futuro em uma operação ferroviária como uma extensão da Malha Norte.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *