Economia

Feriado nos EUA e retomada da economia afetam ritmo de negócios

O mercado americano não funciona nesta sexta-feira (3) devido à antecipação do feriado do 4 de julho, dia da Independência nos Estados Unidos. Também não há indicadores importantes a serem divulgados, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Com Wall Street inoperante e sem números relevantes da economia, a bolsa por aqui deve operar em ritmo de negócios reduzidos, o que poderá amplificar as oscilações nos preços dos ativos no curto prazo. Porém, apesar da volatilidade potencial nos preços no curtíssimo prazo, o cenário em geral para o mercado é positivo.

Até agora, o início do segundo semestre vem mostrando uma virada de página em relação ao pessimismo dos últimos meses. O panorama econômico está mais claro. Assim como a pandemia do coronavírus pegou todos os investidores de surpresa e mandou os preços dos ativos para o fundo do poço, a retomada da economia, especialmente no Brasil, vem surpreendendo por sua antecipação.

No pior momento da pandemia, os prognósticos eram de que as coisas só voltariam ao normal no fim deste ano, ou mesmo em 2021. Agora, os indicadores antecedentes divulgados nos últimos dias exibem uma pujança dos números melhor do que o previsto. Um bom exemplo foi a criação de empregos em junho, anunciada ontem nos Estados Unidos. No mês passado foram abertas 4,8 milhões de vagas, mais de 50% acima do prognóstico de 3 milhões. No Brasil, a Produção Industrial Mensal (PIM) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou um crescimento de 7% em maio ante abril. Em termos gerais, os indicadores da produção industrial ainda estão abaixo dos picos do ano passado. No entanto, a tendência ainda é de alta. E nesta sexta-feira, o índice dos Gerentes de Compras (PMI) da Zona do Euro indicou 48,5 em junho, acima do esperado, o que mostra uma recuperação da economia europeia.

Ainda há incertezas no comportamento da pandemia, que podem afetar a retomada. Não se descarta a hipótese de que um recrudescimento no número de contaminações possa obrigar as autoridades a reforçar as medidas de isolamento social, comprometendo o religamento das máquinas econômicas. O comportamento do vírus é imprevisível, e o processo de desenvolvimento de vacinas não é algo linear. A pesquisa científica tem, estruturalmente, atrasos, falhas e retrocessos, e todos eles podem provocar turbulência nos preços dos ativos. No entanto,

O panorama de médio e de longo prazo para o mercado é positivo, apesar de o pregão desta sexta-feira ser volátil devido ao feriado nos Estados Unidos. Apesar de não se descartar um movimento de realização dos lucros dos últimos dias, a tendência mais ampla do mercado é de alta.

Redação Mercado News

Recent Posts

Reino Unido: Trabalhistas conquistam maioria no Parlamento e voltam ao poder após 14 anos

O Partido Trabalhista alcançou a maioria no Parlamento do Reino Unido nas eleições gerais da…

6 horas ago

Conexis: Texto da regulamentação da tributária eleva impostos para telecom e deve ser revisto

A Conexis Brasil Digital, que representa as maiores empresas de telecomunicações do País, divulgou nota…

12 horas ago

FUP suspende vigília em frente à Petrobras após inclusão de Sest e Previc nas negociações

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) suspendeu a vigília que fazia há 15 dias em…

17 horas ago

Anfavea/Leite: se não rever imposto de importação, há risco de fechar fábricas no 2º semestre

Após pedir ao governo o retorno imediato da alíquota máxima do imposto de importação sobre…

18 horas ago

Anfavea reduz de 6,2% para 4,9% previsão de crescimento da produção no ano

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, revisou nesta quinta-feira, 4, as previsões ao desempenho…

18 horas ago

Cajado: podemos votar urgência do projeto da tributária na terça, dependendo de Lira

O deputado federal Cláudio Cajado (PP-BA) afirmou nesta quinta-feira, 4, que a expectativa da Câmara…

20 horas ago