Categories: Política

Um jantar ‘descontraído’ com lideranças

Cada vez mais próximos do governo de Jair Bolsonaro, líderes do Centrão estenderam o apoio também à família presidencial. Alvo de uma investigação no Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi recebido em jantar na casa do deputado Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, que reuniu integrantes do grupo e também os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O encontro ocorreu na quinta-feira passada, uma semana após a polícia prender o ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz, suspeito de comandar um esquema de “rachadinha” no antigo gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O avanço das investigações contra o primogênito do clã Bolsonaro preocupa o Palácio do Planalto.

Líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) afirmou que o encontro teve clima “descontraído” e demonstrou o apoio que o Flávio tem entre os parlamentares. “Ele tem influência. Esse tipo de encontro é mais frequente do que as pessoas conseguem anunciar”, disse Gomes, que também esteve no jantar na quinta passada.

Participaram, ainda, caciques do Progressistas, maior legenda do Centrão. Foram ao jantar o líder da sigla no Senado, Ciro Nogueira (PI), e o líder da maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB).

Como mostrou o Estadão na semana passada, sem base de sustentação no Senado, o governo intensificou as negociações para distribuir cargos no momento em que oposição recolhe assinaturas para outra CPI no Congresso com base no caso envolvendo Flávio. Ao mesmo tempo, desde a prisão de Queiroz, no dia 18, líderes de partidos pressionam o Conselho de Ética do Senado para abrir processo de cassação contra o senador.

Anfitrião do jantar, Pereira atraiu a família Bolsonaro para o Republicanos – partido ligado à Igreja Universal – após o rompimento do presidente da República com o PSL, no ano passado. Além de Flávio, o segundo filho do presidente, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro, se filiou à sigla.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Daniel Weterman

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Trump afirma que planeja dar mais tempo para o TikTok encontrar um comprador

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 19, que planeja emitir…

1 hora ago

Ameaças de tarifas de Trump levam União Europeia a se preparar para guerra fiscal

As ameaças tarifárias do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, estão forçando a Europa…

5 horas ago

Prefeitura de SP quer multar 99 em R$ 1 milhão

A Prefeitura de São Paulo pede à Justiça para que a empresa de transporte por…

8 horas ago

Consumo de carne processada eleva risco de demência

Uma pesquisa feita ao longo de mais de quatro décadas nos Estados Unidos apontou que…

8 horas ago

Energia solar bate recorde de instalação

Em 2024, o Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas de energia solar em…

8 horas ago

Milei adota medidas que facilitam a dolarização

O governo de Javier Milei, na Argentina, começou a implementar, na sexta-feira, medidas para facilitar…

9 horas ago