Cinco projetos foram selecionados pelo Programa Lab Procel para participar da etapa de aceleração tecnológica e de negócios. As soluções foram escolhidas entre 16 projetos avaliados na seleção presencial e se destinam a propor soluções para abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana. O Lab Procel foi criado pela Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Lançada em abril deste ano, a primeira chamada pública do Lab Procel busca soluções inovadoras em eficiência energética no saneamento ambiental junto a startups (empresas nascentes), micro e pequenas empresas de base tecnológica. Os cinco projetos selecionados receberão cerca de R$ 6 milhões em investimentos. Foram inscritas 64 propostas. Uma banca técnica formada por especialistas da Eletrobras, da Firjan, do Senai, do meio acadêmico, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e de empresas da área de saneamento, consideradas referências no mercado, escolheu os cinco projetos vencedores.
A partir de agora, caberá ao Instituto Senai de Tecnologia e Automação Industrial, sediado no Rio de Janeiro, promover a execução e a aceleração dos projetos selecionados. Para a aceleração dos projetos, cada startup receberá R$ 1,2 milhão, além de acesso a toda a rede de institutos Senai espalhados pelo país, informou a Eletrobras.
Em cumprimento à exigência do primeiro edital, todos os projetos apresentados devem ter realidade prática em campo, dentro de uma instituição parceira.
O Programa Lab Procel prevê o planejamento e a execução de mais três chamadas públicas. A primeira se destina à aceleração de soluções inovadoras, com ênfase em eficiência energética com aplicações generalistas nos setores residencial, comercial, industrial, serviços e setor público.
A segunda é um Hackathon Procel, para soluções de eficiência energética, e a terceira é um Hackathon Pré-Aceleração Lab Procel, cuja premiação será a participação no programa de pré-aceleração do Lab Procel. O Hackathon é uma maratona de programação que mexe com toda a área de tecnologia de uma empresa, pode durar dias e tem foco no desenvolvimento de soluções que possam impactar de alguma forma a organização, tanto interna quanto externamente.
O Procel é um programa do Ministério de Minas e Energia executado pela Eletrobras e tem recursos assegurados pela Lei 13.280/2016.
O conglomerado Pagbank-Pagseguro ficou no topo do ranking de reclamações contra bancos, financeiras e instituições…
A China enfrenta um novo desafio: o número de empresas americanas que considera deixar operações…
O apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao setor automotivo somou…
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta quinta-feira, 23, que o governo não…
O CEO da BlackRock, Larry Fink, afirmou que deseja que a Comissão de Valores Mobiliários…
A Tesla anunciou aumento de preços para seus veículos vendidos no Canadá. Os novos valores…