Os Estados Unidos estudam impor tarifas a US$ 3,1 bilhões em exportações da União Europeia e do Reino Unido, em mais um capítulo de uma longa disputa protagonizada por Washington e o bloco europeu na Organização Mundial do Comércio (OMC) em razão de subsídios à fabricação de aviões.
De acordo com comunicado emitido pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, pela sigla em inglês), o órgão pode impor tarifas – ou elevar a de mais de 100% as já existentes – sobre uma grande lista de produtos exportados por Espanha, França, Alemanha e Reino Unido, incluindo aviões, azeitonas, cervejas, queijos e iogurtes.
A nota propõe um período de “comentários públicos” sobre a decisão de hoje até 26 de julho, quando passaria a vigorar.
“O USTR convida as pessoas interessadas a refletirem se a manutenção ou imposição de tarifas sobre produtos da União Europeia seria apropriada para fazer valer os direitos dos EUA na OMC e obter a eliminação de medidas inconsistentes”, diz o governo americano, no comunicado.
Os EUA consideram como ilegais os subsídios concedidos por países europeus à fabricante de aviões Airbus, que supostamente prejudicariam a concorrente americana Boeing, já assustando o mercado. O processo se arrasta há mais de 15 anos.
Por Eduardo Gayer
O Brasil tem a oportunidade de ser referência em pagamentos internacionais, assim como já é…
Lideranças do agronegócio estão indignadas com a decisão do Carrefour de boicotar a carne do…
A Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) convocou empresários…
A Gol Linhas Aéreas anunciou o lançamento de uma nova rota que liga Curitiba (PR)…
A concessão rodoviária do Lote Nova Raposo (São Paulo) vai a leilão na próxima quinta-feira,…
O preço do barril do petróleo tipo Brent tende a cair de US$ 5 a…