Categories: Economia

IBC-Br cai 9,73% em abril ante março, com ajuste, afirma BC

A pandemia do novo coronavírus voltou a pressionar a atividade econômica em abril, o segundo mês de isolamento social no Brasil. O Banco Central informou nesta quinta-feira que seu Índice de Atividade (IBC-Br) despencou 9,73% em abril ante março, na série já livre de influências sazonais. Em março, o recuo havia sido de 6,16% (dado revisado).

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, apesar de percebidos em fevereiro, se intensificaram em todo o mundo a partir de março. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica nos últimos meses.

De março para abril, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 131,05 pontos para 118,30 pontos na série dessazonalizada. Este é o menor valor desde outubro de 2006 (117,99 pontos).

A baixa do IBC-Br ficou dentro do intervalo projetado pelos analistas do mercado financeiro consultados pelo Broadcast Projeções, que esperavam resultado entre -16,00% e -8,40% (mediana em -10,24%).

Na comparação entre os meses de abril de 2020 e abril de 2019, houve baixa de 15,09% na série sem ajustes sazonais. Esta série encerrou com o IBC-Br em 117,89 pontos em abril. Este é o pior resultado para meses de abril desde 2006 (112,61 pontos).

O indicador de abril de 2020 ante o mesmo mês de 2019 mostrou desempenho em linha com o apontado pela mediana (-15,00%) das previsões de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast Projeções (-20,80% a -13,10% de intervalo).

Conhecido como uma espécie de “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do BC para a atividade doméstica em 2020 é de variação zero. Este cálculo, no entanto, está defasado, como vem reconhecendo o próprio BC. No dia 25, a instituição divulgará uma nova estimativa por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).

No Relatório de Mercado Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira, a projeção é de queda de 6,51% do PIB em 2020. O Focus reúne as projeções dos economistas do mercado financeiro.

Por Fabrício de Castro

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

2 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

7 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

20 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

20 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

20 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

20 horas ago