Press "Enter" to skip to content

Drogarias e farmácias registram vendas abaixo do normal 

(Foto: Divulgação)

A Raia Drogasil (RADL3) ainda registra vendas abaixo do normal, apesar da forte alta na demanda em março. A afirmação foi feita por Eugênio De Zagottis, diretor de planejamento corporativo e de relações com investidores da companhia.

Dados publicados pelo IBGE na segunda-feira (15) confirmam que a retração não se aplica apenas à Raia Drogasil, mas sobre o setor de farmácias como um todo, apesar da forte demanda no início do isolamento social devido à pandemia do coronavírus.

Segundo o IBGE, em abril, houve queda 17% nas vendas no segmento de artigos farmacêuticos em relação a março.

A queda nas vendas também foi identificada pela Cielo (CIEL3), que divulga boletins exclusivos sobre o impacto do Covid-19 em vários segmentos do varejo brasileiro. Desde o início de março, o setor de Drogarias e Farmácias apresentou queda de 3,5% no período acumulado até a semana passada (13), com uma desaceleração da queda nas últimas duas semanas.

A notícia é negativa para as companhias do setor e deve impactar principalmente as ações de Raia Drogasil (RADL3) e Panvel (PNVL3) no curto prazo. Apesar de considerado defensivo e resiliente, nem mesmo o setor farmacêutico conseguiu passar ileso pelo menor volume de vendas registrado durante a pandemia.

Segundo Eugênio De Zagottis, diretor de planejamento corporativo e de relações com investidores da Raia Drogasil, os aumentos nos preços de medicamentos, adiados por 60 dias em abril pelo governo, já chegaram às lojas. O aumento médio de 4% sobre os medicamentos terá efeito direto sobre a receita da empresa no segundo trimestre, mas esse fator positivo não deve impedir uma queda de margem no período.

O movimento narrado por De Zagottis é confirmado pelos dados das vendas do setor desde o início do surto compartilhados pela Cielo: houve um pico de vendas após o isolamento e agora há uma queda da demanda. Porém, o executivo afirmou que considera isso algo pontual. O terceiro trimestre ainda deve registrar números levemente abaixo do normal, mas a expectativa é de que os números do fim do ano voltem ao patamar pré-Covid.

Segundo Eugênio, a dor do setor é pequena, mas existe. Ele acredita que as demais empresas terão mais dificuldades para abrir mais lojas e poderão ter atrasos de projetos.

Apesar da notícia negativa no curto prazo, analistas seguem confiantes no setor como símbolo de resiliência. Em 2020, enquanto Raia Drogasil (RADL3) está no “zero a zero”, Panvel (PNVL3) já acumula alta de 23,9%, enquanto o Ibovespa recua 17,4% no período.

O principal catalisador das ações de drogarias é o desempenho das vendas no varejo, com recuperação das perdas nas vendas desde o início da pandemia e um melhor segundo semestre já com o reajuste de preços.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *