Categories: Economia

Bolsonaro é criticado após pedir invasão de hospitais

Entidades de saúde e governadores do Nordeste criticaram o presidente Jair Bolsonaro por incentivar a população a entrar em hospitais e filmar leitos de UTI. Eles chamaram o presidente de “negacionista” por minimizar a pandemia do coronavírus e desconsiderar evidências científicas.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) disse que o ataque “sistemático” do governo às instituições e servidores públicos e a “priorização escancarada dos interesses do mercado” é ainda mais cruel no contexto de pandemia. Segundo a nota, o governo continua assumindo sua atitude genocida e se coloca como adversário da ciência. “Isso demonstra total desprezo pela vida da população.”

E o Consórcio do Nordeste, composto pelos nove governadores da região, endereçaram uma carta a Bolsonaro, dizendo que “não é invadindo hospital e perseguindo gestores que o Brasil vencerá a pandemia”.

Eles aproveitaram para reclamar das recentes operações da Polícia Federal, que já atingiram o governador do Rio, Wilson Witzel e do Pará, Helder Barbalho.

“Intensificaram- se as ações espetaculares, inclusive nas casas de governadores, sem haver sequer a prévia oitiva dos investigados e a requisição de documentos. É como se houvesse uma absurda presunção de que todos os processos de compra neste período de pandemia fossem fraudados, e governadores de tudo saberiam, inclusive quanto a produtos que estão em outros países, gerando uma inexistente responsabilidade penal objetiva.”

O governador do Maranhão, Flávio Dino, ainda postou em sua conta no Twitter que “Bolsonaro não pode mandar extraoficialmente nada para Polícia Federal. Se mandar, tem que ser por ofício assinado. E a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) não pode investigar”.

Eles relembraram que a lei n.º 13.979 deste ano dispensa a licitação em processos de urgência e que não havia tempo a perder. “Estamos inteiramente à disposição para fornecer todos os processos administrativos para análise de qualquer órgão.”

Por Érika Motoda

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Renan Filho diz esperar nos próximos 15 dias ter solução para Via Bahia

O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou nesta quarta-feira, 22, que uma "solução" para a…

1 hora ago

Petrobras abandona coworking após 6 anos e reabre sede fechada pela gestão Bolsonaro em SP

A Petrobras voltou a ter um escritório em São Paulo, informou em uma rede social…

1 hora ago

Lula: órgãos de fiscalização não foram criados para proibir, mas para dizer como fazer certo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou nesta quarta-feira, 22, que os…

2 horas ago

Basf e Opea anunciam nova captação de R$ 800 milhões para FIDC

A Basf anunciou ter concluído uma rodada de captação de R$ 800 milhões em sua…

2 horas ago

Governo tem meta de realizar 15 leilões de rodovias em um ano com ajuda do TCU, diz ministro

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou nesta quarta-feira, 22, que o governo federal trabalha…

3 horas ago

Renan Filho critica ausência de Zema na cerimônia de assinatura da concessão da BR-381/MG

O ministro dos Transportes, Renan Filho, criticou nesta quarta-feira, 22, a ausência do governador de…

3 horas ago