Economia

EUA surpreendem e geram 2,5 milhões de empregos em maio

A primeira semana de junho se encerra sob o signo da retomada econômica. Os pregões ao redor do mundo, Brasil incluído, mostraram que investidores de vários portes e perfis decidiram comprar a ideia de uma normalização sustentável da economia.

A trajetória de alta já vinha se desenhando desde o início da semana. No entanto, na quinta-feira (4), o Banco Central Europeu (BCE) anunciou um pacote suplementar de estímulos de 600 bilhões de euros. Com isso, o total injetado na economia pode chegar a 1,35 trilhão de euros por meio da recompra de títulos. Além desses gastos, o governo alemão aprovou um pacote de 130 bilhões de euros em gastos públicos. Há também a expectativa de pacotes adicionais de estímulo dos Estados Unidos que podem chegar a um trilhão de dólares. Um influxo tão intenso de liquidez na economia global muda as perspectivas dos investidores e proporciona as condições para a alta das cotações.

Pouco antes da abertura dos mercados por aqui, foi divulgado o payroll (geração de empregos) nos EUA, o esperado era uma destruição de 8 milhões de empregos e o que se viu foi uma geração de 2,5 milhões de empregos, o que surpreendeu e muito a expectativa. Além disso, também foi divulgado o desemprego nos EUA (pelo Bureau of Labor Statistics), o número de maio caiu para 13,3% ante os 14,7% registrados em abril, um número muito melhor do que o esperado que era um desemprego de 19,7%. O foco é a reabertura e os estímulos, em vez dos impactos negativos do vírus sobre as economias durante os primeiros meses deste ano.

No Brasil, apesar de a curva de infectados e vítimas fatais do coronavírus não parar de subir, os investidores também têm mostrado estar convencidos de que há espaço para uma retomada sustentável da economia, com a volta das empresas à quase normalidade. Não por acaso, nos quatro primeiros pregões de junho, o Ibovespa valorizou-se 7,35, avançando dos 87,4 mil pontos do fim de maio para 93,8 mil pontos na quinta-feira (4), maior fechamento desde o dia 10 de março. No melhor momento do pregão, o principal indicador do mercado acionário brasileiro superou 94 mil pontos. Até mesmo a aceleração da inflação pode ser considerada uma boa notícia. Os preços subiram no atacado, puxados pelo avanço de preços importantes para a pauta de exportações brasileira, como a soja e o minério de ferro (leia mais abaixo)

Deflação

A alta da inflação foi uma boa notícia para os investidores. O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) subiu 1,07% em maio, bastante acima dos 0,05% de abril, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira. Até maio, o índice acumula alta de 2,89% no ano e de 6,81% em 12 meses. Em maio de 2019, o índice havia subido 0,40% e acumulava elevação de 6,93% em 12 meses. Segundo a FGV, a aceleração do IGP-DI foi sustentada pela recuperação dos preços das commodities, como soja (cujos preços subiram 8,59%) e do minério de ferro (alta de 12,32%).

O último pregão da semana começa com o mesmo entusiasmo das sessões anteriores e o dia hoje será de forte alta no Brasil e no Mundo. O Ibovespa abrirá acima dos 96 mil pontos. Essa alta vem principalmente dos dados de emprego nos EUA.

Redação Mercado News

Recent Posts

BNDES anuncia condições de apoio para novos leilões de concessão de rodovias federais em 2024

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira, 4, uma "extensão"…

11 horas ago

Seguro contra roubo de carga cresce 29% em 1 ano, a R$ 628,4 mi no 1º semestre, diz CNseg

O seguro contra roubo de cargas teve um crescimento de 29% na arrecadação no primeiro…

12 horas ago

Barreirinhas diz ter convicção de que CSLL adicional também será construída com diálogo

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, afirmou estar convicto de que haverá diálogo…

12 horas ago

Zilor vende 70% da Biorigin para francesa Lesaffre por R$ 665 milhões

A Zilor, empresa do setor sucroenergético, com três unidades agroindustriais no interior de São Paulo,…

13 horas ago

Adicional da CSLL sobre multinacionais é medida defensiva ao erário, diz secretário da Receita

O secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas disse que a medida provisória que institui…

14 horas ago

Multinacional sueca Ericsson abrirá nova empresa no Brasil ano que vem

A Ericsson - que acaba de completar 100 anos de atuação no Brasil - vai…

14 horas ago