Press "Enter" to skip to content

Executivos da Pilgrim’s, do grupo JBS, são acusados de cartel nos EUA

(Foto: Shutterstock)

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nesta quarta-feira (3) quatro executivos da indústria de frigoríficos do país, notadamente a Pilgrim’s. A acusação é de que eles teriam agido para estabelecer um preço fixo de venda das aves para seus clientes entre 2012 e 2016, formando um conluio no mercado de frangos e assim obtendo benefícios econômicos com a medida.

Entre os acusados está Jayson Penn, CEO da Pilgrim’s Pride, companhia especializada em frangos e produtos associados que é controlada pela JBS (JBSS3). Conforme o resultado do primeiro trimestre de 2020, a Pilgrim’s Pride corresponde a cerca de 30% do seu resultado operacional total medido pelo Ebitda.

A notícia é negativa para os acionistas da JBS e as ações reagiram mal à notícia no pregão desta quarta-feira (3). Enquanto JBSS3 recuou 5,5%, as ações da Pilgrim’s Pride listadas na Nasdaq com o código PPC foram além e caíram 12,4% na sessão.

No ano as ações JBSS3 desvalorizam 18,3%, desempenho em linha com o Ibovespa que cai 19,6%.

Embora a acusação, ao menos num primeiro momento, seja apenas contra os executivos e não contra a empresa, a queda forte é explicada pela maior percepção de risco associado à imagem da companhia e pela possibilidade de o processo incorrer em multa aos funcionários sob sua responsabilidade, podendo afetar seus lucros e caixas futuros.

No contexto brasileiro a notícia é preocupante, posto que o grupo JBS tem histórico de problemas de governança corporativa e imagem. Por esse motivo, as suas ações costumam ser negociadas com desconto em relação a seus pares. Um dos catalisadores do fechamento do desconto e assim da valorização das ações está relacionado a melhora na imagem do grupo, o que fica um pouco mais distante a partir de agora.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *