Categories: Política

Ministério da Justiça cria secretaria para gerenciar fundo bilionário

Sob o comando do ex-advogado geral da União, André Mendonça, o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta sexta-feira, 29, a criação de uma nova secretaria para gerenciar os recursos federais destinado à segurança pública.

O ministério ainda não divulgou o nome que vai assumir a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen). O novo secretário ou secretária ficará responsável pela administração e gestão do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de onde saem os recursos para financiar licitações e contratações federais no setor, cujo orçamento em 2020 é de R$ 1,2 bilhão.

Caberá ainda à Segen, fomentar estudos e pesquisas para um melhor desenvolvimento e o aperfeiçoamento das competências dos profissionais de segurança pública.

Em contrapartida, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Secretaria de Operações Integradas (Seopi), que dividiam as atribuições passadas à Segen, ficarão voltadas à formulação e avaliação das políticas públicas e no cumprimento de operações.

“A ideia é que, com a criação da Segen, os resultados tenham mais efetividade e rapidez, bem como a reformulação, uniformização e simplificação de procedimentos, criando maior espaço para que a Senasp e a Seopi se dediquem aos temas finalísticos da segurança pública”, informou, em nora, o Ministério.

A mudança na estrutura interna da pasta acontece um mês após André Mendonça assumir o ministério no lugar de Sérgio Moro. O atual ministro da Justiça e pastor presbiteriano, no entanto, pode permanecer pouco tempo no cargo. Isso porque ele é cotado para uma das duas vagas que serão abertas no Supremo Tribunal Federal (STF) com as aposentarias dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio Mello, em novembro deste ano e junho de 2021, respectivamente.

Por Rayssa Motta e Fausto Macedo

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Meta inicia testes com ‘Notas da comunidade’ no Facebook e Instagram após acabar com moderação

A Meta inicia nesta terça-feira, 18, os testes das "Notas da comunidade" no Facebook, Instagram…

11 horas ago

Presidente do PV na Bahia é sequestrado; criminosos entram em contato com familiares

O presidente do Partido Verde (PV) na Bahia, Ivanilson Gomes, foi sequestrado na sexta-feira, 14,…

2 dias ago

Receita divulga cronograma de publicação dos balanços da entrega do Imposto de Renda

A Receita Federal divulgou ontem, 14, o cronograma de publicação dos releases com atualizações sobre…

2 dias ago

Câmara: votação do Orçamento será adiada para abril por causa de viagem de Motta e Alcolumbre

A Câmara dos Deputados divulgou comunicado neste sábado, 15, confirmando o adiamento da votação do…

2 dias ago

Defesa Civil de SP emite alerta para risco de tempestade; veja regiões afetadas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta ara riscos de tempestades principalmente…

2 dias ago

Anac orienta passageiros da Voepass sobre cancelamentos e remarcações após suspensão de voos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) orienta os passageiros da Voepass, que foram afetados…

2 dias ago