Economia

Mercados internacionais: tensão EUA-China, espera por fala de Trump e reabertura ditam Bolsas

As Bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta sexta-feira, 29, com investidores acompanhando de perto a crescente polêmica em torno do status de Hong Kong, assunto que ajudou a deteriorar ainda mais a relação entre Estados Unidos e China desde a semana passada, e na expectativa para uma coletiva de imprensa do presidente americano, Donald Trump.

Na quinta-feira, 28, no encerramento da reunião anual do legislativo chinês, o primeiro-ministro Li Keqiang disse que Pequim tem espaço para agir com suas políticas fiscal e monetária caso ocorra nova deterioração da economia doméstica.

O clima, no entanto, é de cautela em meio às tensões entre EUA e China, que se arrastam há meses por causa da pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19, e que ganharam força após Pequim se mobilizar para impor uma nova lei de segurança nacional a Hong Kong. O Congresso chinês aprovou uma resolução autorizando seu Comitê Permanente a elaborar a legislação. Horas mais tarde, Trump disse que fará nesta sexta uma coletiva de imprensa para “falar sobre a China”, o que tem ajudado a gerar apreensão nos mercados financeiros.

Bolsas da Ásia
O índice acionário japonês Nikkei teve modesta queda de 0,18% em Tóquio, a 21.877,89 pontos, enquanto o Hang Seng recuou 0,74% em Hong Kong, a 22.961,47 pontos, e o Taiex registrou perda marginal de 0,02% em Taiwan, a 10.942,16 pontos.

Na China continental, por outro lado, as Bolsas se valorizaram com esperanças de que Pequim adote medidas de estímulo adicionais para aliviar o impacto da pandemia de coronavírus no país, onde a doença teve origem. O Xangai Composto subiu 0,22%, a 2.852,35 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto avançou 0,95%, a 1.786,51 pontos. A Bolsa sul-coreana também ficou no azul nesta sexta, com ligeiro ganho de 0,05% do Kospi, a 2.029,60 pontos.

Na Oceania, a Bolsa australiana sentiu o impacto do conflito sino-americano, e o S&P/ASX 200 caiu 1,63% em Sydney, a 5.755,70 pontos.

Bolsas da Europa
As Bolsas europeias abriram o pregão desta sexta-feira em baixa, após uma recente sequência de ganhos e em meio a crescentes tensões entre EUA e China relacionadas à autonomia de Hong Kong. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que fará uma coletiva de imprensa sobre a China nesta sexta, gerando cautela nos mercados financeiros.

Às 4h09, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres caía 0,88%, a de Frankfurt recuava 1,24% e a de Paris se desvalorizava 1,04%. Já em Milão, Madri e Lisboa, as perdas eram de 0,79%, 1,55% e 1,09%, respectivamente.

Petróleo
Os contratos futuros do petróleo operam em baixa na madrugada desta sexta-feira, revertendo ganhos da sessão anterior, em meio a crescentes tensões entre EUA e China relacionadas à autonomia de Hong Kong. Às 4h16 (de Brasília), o barril do petróleo WTI para julho caía 2,43% na Nymex, a US$ 32,89, enquanto o do Brent para agosto recuava 1,64% na ICE, a US$ 35,44.

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

5 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

9 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

22 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

22 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

22 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

22 horas ago