O Walmart surpreendeu o mercado ao informar os resultados do primeiro trimestre de seu ano fiscal de 2021, na manhã desta terça-feira, 19. O lucro líquido da empresa foi de US$ 3,99 bilhÕes, ou US$ 1,18 por ação, enquanto analistas consultados pelo FactSet esperavam lucro líquido por ação menor, de US$ 1,12 em termos ajustados.
Em termos de receita, a empresa faturou US$ 134,62 bilhões, alta de 8,62% na comparação anual, superando a projeção do FactSet de US$ 1,3287.
De acordo com a varejista, as vendas foram afetadas positivamente pela pandemia de covid-19. “A demanda sem precedentes por produtos em várias categorias levou a fortes resultados”, informa o Walmart, que, por outro lado, diz que a pandemia impôs aumento de custos operacionais US$ 900 milhões.
Também considerando o novo coronavírus, o guidance da empresa foi suspenso. “A decisão reflete uma incerteza significativa em torno de variáveis externas importantes e de impacto potencial em nossos negócios e na economia global, como a duração e a intensidade da covid-19”, diz Brett Biggs, diretor-financeiro do Walmart.
Já as vendas do Sam’s Club, que integra o grupo, cresceram 12% no período, com alta de 40% nas compras via e-commerce. O Walmart, por outro lado, anunciou a descontinuidade da Jet.com, adquirida há quatro anos.
Às 08h23 de Brasília, a ação do Walmart subia 4,02% no pré-mercado de nova York.
Por Eduardo Gayer
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