Categories: Economia

Intranquilidade interna no fiscal e no político empurra Ibovespa para baixo

A despeito da alta das bolsas internacionais, o Ibovespa encontra dificuldades em engatar o segundo dia consecutivo de ganhos, e acompanhar a alta em Nova York. A série de notícias internas consideradas desfavoráveis pesa sobre a confiança dos investidores, sobretudo no que diz respeito ao fiscal e ao quadro político instável.

O ministro Celso de Mello Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo, autorizou oitivas de ministros do governo por conta de acusações feitas pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Além disso, mesmo com a valorização externa, o movimento é moderado, já que o petróleo opera em baixa, e houve novos indícios ruins do mercado de trabalho nos EUA, na semana em que será informado o dado oficial.

Em abril, houve corte de 20,236 milhões de vagas no país, ficando menos negativo que a previsão de recuo de 22 milhões, segundo a ADP. Apesar disso, o Ibovespa futuro acentuou o ritmo de queda, coincidindo também com as palavras do presidente do Federal Reserve (Fed) de Saint Louis, James Bullard. Conforme ele, o relatório de emprego, o chamado payroll, a ser divulgado na sexta-feira, será um dos piores da história. Além disso, estimou que o impacto do novo coronavírus na economia será no segundo trimestre e, se necessário, o Fed fará mais para impulsionar o país. Às 11h24, o Ibovespa caía 1,12%, aos 78.581,51 pontos, após se aproximar dos 80 mil pontos.

“O dado da ADP veio com fechamento de vagas menos pior que o esperado, mas é um número assustador, muito feio”, afirma o estrategista-chefe da Levante Ideias de Investimentos, Rafael Bevilacqua.

Em relação à aprovação na Câmara da ajuda a Estados e municípios e que livrou mais categorias de servidores públicos do congelamento dos salários, desidratando uma contrapartida pedida pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, a MCM Consultores pondera que o efeito negativo pode ser revertido à tarde, quando o projeto ir à votação, ainda hoje.

Para o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, faltam bons motivos para impulsionar os negócios no mercado interno. Ele enumera alguns fatores desfavoráveis como a alteração da perspectiva da nota de crédito do Brasil pela Fitch, de estável para negativa, a queda das ações de bancos por conta de estimativas de recuo mais ‘agressivo’ da Selic hoje, pelo Copom, além do dólar forte devido a essa expectativa. “Tem ainda o cenário externo, e fora a questão política e o fato de o Congresso aprovar o que quer na ajuda a Estados desprezando o pedido de contrapartida pedida pelo Ministério da Economia, ignorando a equipe econômica”, cita. Às 11h06, o Ibovespa cedia 1,15%, aos 78.556,96 pontos.

“É claro que existe um preocupação com o avanço do fiscal, mas a decisão da agência já era esperada. Também imagino que essa aprovação na Câmara possa, de certa forma, ser amenizada pelos mercados. O problema fiscal é mundial e tem um motivo forte, que é o de salvar vidas”, diz o estrategista da Levante.

Em tempo: hoje no início da noite o Comitê de Política Monetária (Copom) decide a taxa de juros, cuja expectativa da maioria é de queda de meio ponto porcentual, conforme pesquisa do Projeções Broadcast, mas já há casas esperando declínio mais agressivo, de 0,75 ponto. Analistas ficarão atentos ao comunicado do Copom após a definição da Selic, hoje em 3,75%, neste momento de atividade fraca e de inflação baixa.

No contexto de estimativa de profunda recessão no País, risco de retomada lenta da atividade e aumento de pressões desinflacionárias, “parecem vir crescendo as chances de que o nosso Banco Central acelere o ritmo de corte da taxa básica Selic no curto prazo”, conforme cita em nota a LCA Consultores.

Por Maria Regina Silva

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Petrobras demite 30 funcionários ligados a Prates após troca de comando

Devassa na presidência da Petrobras. Essa é a tônica na companhia dos últimos dias, após…

10 horas ago

Simpi: desbancararização se revela como um dos problemas marcantes para as MPIs

Num momento em que o Banco Central (BC) comemora a expansão da inclusão bancária a…

11 horas ago

Reddit assina acordo de licenciamento com OpenAI e ação salta 9% no after hours de NY

O Reddit informou que assinou um acordo com a OpenAI para dar à startup de…

11 horas ago

Haddad e Padilha deixam residência oficial do Senado após reunião com Pacheco

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, saiu da residência oficial do Senado após se reunir…

11 horas ago

Birôs de crédito suspenderão negativação de dívidas no RS por 60 dias, diz ANBC

A Associação Nacional de Birôs de Crédito (ANBC) informou nesta quinta-feira, 16, que os birôs…

13 horas ago

Receita: declarações (DCTFWeb) a serem prestadas pelas empresas podem ser retificadas sem multa

A Receita Federal esclareceu que as Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb/eSocial) a…

13 horas ago