Economia

Bolsas da Ásia crescem com esperança de possível tratamento para covid-19; Europa abre em alta

As Bolsas da Ásia encerraram os negócios desta quinta-feira, 30, em alta, impulsionadas por esperanças em relação a um possível tratamento para o novo coronavírus e ignorando dados fracos de atividade do setor manufatureiro chinês.

No Japão, onde os mercados não operaram na quarta-feira, 29, devido a um feriado, o índice Nikkei subiu 2,14%, a 20.193,69 pontos, com o bom desempenho de ações de montadoras e de fabricantes de eletrônicos. Na China continental, o Xangai Composto avançou 1,33%, a 2.860,08 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto se valorizou 1,88%, a 1.763,36 pontos. Em Taiwan, o Taiex registrou ganho ainda mais expressivo, de 2,04%, a 10.992,14 pontos. Já as bolsas de Hong Kong e da Coreia do Sul permaneceram fechadas em função de feriados locais.

O bom humor na Ásia veio após a farmacêutica americana Gilead Sciences anunciar avanços em pesquisas para o uso do antiviral remdesivir no tratamento da covid-19, como é conhecida a doença provocada pelo novo coronavírus.

Também contribuiu para o apetite por risco a garantia pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), durante anúncio de política monetária, de que dará continuidade a seus programas de estímulo para ajudar a economia americana a se recuperar da crise gerada pelo coronavírus. Nesta quinta, será a vez de o Banco Central Europeu (BCE) rever sua política monetária.

Acabaram ficando em segundo planos dados que mostraram deterioração da manufatura na China. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) oficial da indústria chinesa recuou de 52 em março para 50,8 em abril, enquanto o PMI equivalente da IHS Markit e Caixin Media diminuiu de 50,1 para 49,4 no mesmo período. Ambos ficaram próximos da barreira de 50 que separa expansão de contração na atividade manufatureira.

Na Oceania, a Bolsa australiana seguiu o tom positivo da Ásia e o S&P/ASX 200 avançou 2,39% em Sydney, a 5.522,40 pontos, atingindo seu maior patamar desde 9 de abril.

Bolsas da Europa
As Bolsas europeias abriram o pregão desta quinta-feira em alta, ainda reagindo a anúncio sobre avanços em pesquisas clínicas da Gilead Sciences para tratamento do novo coronavírus. Investidores também acompanham hoje indicadores e balanços corporativos da região e aguardam decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Às 4h08, no horário de Brasília, a Bolsa de Londres subia 0,57%, a de Paris avançava 0,94% e a de Frankfurt se valorizava 1,10%. Já em Milão, Madri e Lisboa, os ganhos eram de 1,22%, 0,98% e 0,78%, respectivamente.

Petróleo
Os contratos futuro de petróleo operam em alta acentuada nas primeiras horas desta quinta-feira, ainda repercutindo o aumento abaixo do previsto dos estoques na contagem do Departamento de Energia (DoE) dos Estados Unidos, de 8,991 milhões de barris na semana passada, quando a estimativa de analistas consultados pelo Wall Street Journal era expansão de 11 milhões de barris.

Além disso, os resultados considerados positivos de testes com um medicamento para, possivelmente, tratar o novo coronavírus sugere “uma recuperação mais rápida na demanda global à medida que se esperaria que setores derivados do petróleo aquecessem”, na avaliação do estrategista-chefe de mercados globais da AxiCorp, Stephen Innes. Às 4h18 (de Brasília), o barril do Brent para julho subia 6,40% na ICE, a US$ 25,78 o barril, enquanto o WTI para junho tinha alta de 12,02% na Nymex, a US$ 16,87 o barril. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Advent negocia adquirir participação minoritária na Fisher Investments

A Advent International está prestes a fechar um acordo para adquirir uma participação minoritária na…

53 minutos ago

Desonerar salários é luta para depois da regulamentação da tributária, diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a desoneração de parte do salário dos trabalhadores será…

18 horas ago

EUA atacam radares Houthi no Iêmen após desaparecimento de marinheiro mercante

As forças armadas dos Estados Unidos lançaram uma série de ataques direcionados a locais com…

18 horas ago

Lula volta a criticar primeiro-ministro de Israel que quer ‘aniquilar palestinos’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou novamente a atuação do primeiro-ministro de…

19 horas ago

Desaprovação a Lula vai a 47% e iguala pior índice da série histórica, mostra Atlas

A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o índice…

20 horas ago

Família fala em crime de ódio no caso de jovem morto após marcar encontro por aplicativo

Familiares do jovem de Leonardo Rodrigues Nunes, de 24 anos, que foi baleado e morto…

20 horas ago