Categories: Economia

Quarto Estado em número de casos de covid-19, Pernambuco já atua no limite

A rede estadual de saúde de Pernambuco está praticamente no limite da capacidade para atender os casos do novo coronavírus. O Estado tem 327 leitos de UTI destinados ao combate à covid-19, sendo que a taxa de ocupação supera os 97%. Com 352 mortes, Pernambuco apresenta alto índice de letalidade pela doença: 8,8% em relação aos 3.999 casos confirmados.

“Mesmo com os investimentos que estamos fazendo em novos leitos e na contratação de profissionais de saúde, o nosso sistema terá um limite diante do quadro de pandemia”, admitiu o governador Paulo Câmara (PSB). “Ficar em casa é o combate mais seguro.”

Ao todo, a rede estadual de saúde de Pernambuco reservou 673 leitos para o tratamento da covid-19, mas o sistema já dá sinais de saturação. Isso porque o estado vem apresentando crescimento rápido no número de mortes nos últimos dias – foram 40 entre quinta e sexta-feira, e 30 nas 24 horas anteriores.

Dos 184 municípios pernambucanos, 183 deles decretaram estado de calamidade pública em função no novo coronavírus – a exceção é Catende, na Zona da Mata. Há casos confirmados da covid-19 em 143 cidades do estado.

Para tentar conter o avanço da doença – Pernambuco ocupa a quarta colocação entre os estados do País com mais casos, e o terceiro no número de mortes – o governo estadual emitiu decreto tornando obrigatório o uso de máscaras para quem trabalha nos estabelecimentos autorizados a continuar em funcionamento. A obrigatoriedade passa a valer na próxima segunda-feira.

Recife

Dos 3.999 casos confirmados da doença, mais da metade se concentram na capital, Recife. A cidade vem ampliando a oferta de leitos destinados a pacientes com covid-19 por meio da construção de hospitais de campanha – seis foram abertos desde o início da pandemia e, segundo a prefeitura, representam um acréscimo de 947 leitos.

Uma das dificuldades encontradas, contudo, é a mesma que se apresenta por todo o País. “O respirador é um componente muito importante do leito de UTI, e existe também a necessidade de formação das equipes de trabalho”, considerou o secretário municipal de Saúde de Recife, Jailson Correia.

Por Marcio Dolzan

Estadão Conteúdo

Recent Posts

‘Deus me livre de mulher CEO’: Luiza Trajano faz publicação contra fala de empresário

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu, fez uma publicação na rede…

36 minutos ago

Superintendência do Cade aprova venda de parte do capital da Financeira BRB

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de…

56 minutos ago

Vale: Esperamos chegar a um acordo final no processo de mediação em outubro

Em resposta a comentários do ministro Alexandre Silveira, das Minas e Energia, a Vale afirmou,…

13 horas ago

BNDES aprova crédito de R$ 58 Mi a TW Transportes para reconstrução de armazém no RS

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou crédito emergencial, na modalidade investimento…

13 horas ago

BC informa ocorrência de incidente de segurança com chaves Pix sob guarda da SHPP Brasil/Shopee

O Banco Central informou nesta quinta-feira, 19, a ocorrência de incidente de segurança com dados…

14 horas ago

Lula sanciona lei que cria política nacional de incentivo ao cultivo de coco

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta quinta-feira, 19, a Lei…

16 horas ago