Economia

Mercados internacionais operam de forma dividida ante incertezas do novo coronavírus

Os mercados internacionais reagem de maneira incerta nesta segunda-feira, 20, apesar do otimismo com perspectivas de reabertura da economia e redução da curva de contágio do novo coronavírus. Alguns países, como o Reino Unido, temem uma segunda onde de infecções, e pedem cautela no processo. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que ainda se recupera da contaminação por covid-19, alertou a sua equipe que qualquer modificação das medidas de contenção deveria considerar essa possibilidade.

As bolsas asiáticas fecharam sem sinal único, impactadas principalmente pela potencial reabertura de economias e um anúncio de corte na taxa de referência dos juros para empréstimo pelo Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês). É uma nova medida para estimular a economia do país.

A Bolsa de Xangai, na China, teve alta de 0,50%. Por outro lado, Tóquio (Japão) registrou queda de 1,15%. O índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, recuou 0,21%. O mercado de ações da Coreia do Sul fechou em leve baixa de 0,84% e o de Taiwan com queda de 0,10%. A Bolsa da Austrália também redução de 2,45%.

Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a perspectiva de reabertura da economia impactou o positivamente as bolsas norte-americanas na última semana. No domingo, o presidente dos EUA, Donald Trump, previu que deve haver cerca de 60 mil mortes por causa da pandemia no país – os mortos já ultrapassaram a marca de 40 mil em solo americano. O governador de Nova York, Andrew Cuomo, disse que a pandemia já passou do pico e começa a desacelerar, complementando que é preciso reduzir a taxa de infecção ainda mais para ser possível uma reabertura segura da economia. Além disso, ações do setor de energia devem ser pressionadas no pré-mercado, em nova jornada negativa para o petróleo, ao menos por enquanto. Às 4h43 (de Brasília), o Dow Jones futuro caía 0,77%, o Nasdaq recuava 0,53% e o S&P 500, 0,75%.

Europa
A maioria das bolsas europeias abriu com ganhos, mas Madri (Espanha) e Lisboa (Portugal) já recuavam e Londres (Inglaterra) passou para o sinal negativo. Notícias sobre a disseminação do novo coronavírus continuam a concentrar atenções, mas também há otimismo com as novidades sobre planos para a reabertura da economia. Às 7h07 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,34%, Frankfurt (Alemanha) subia 0,03% e Paris (França) tinha baixa de 0,30%. Milão avançava 0,01%, Madri recuava 1,10% e Lisboa registrava baixa de 0,57%.

O euro se fortaleceu após a divulgação do superávit ajustado da balança comercial de 25,8 bilhões de euros na zona do euro em fevereiro. As exportações tiveram aumento mensal de 1,8%, enquanto as importações recuaram 2,3%

Petróleo
Os contratos de petróleo recuam ao longo do dia, com o WTI especialmente penalizado, no quadro atual de forte queda na demanda por causa da pandemia do novo coronavírus e após cortes na oferta considerados insuficientes para reequilibrar esse mercado.

Em relatório, Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank, destaca que uma grande questão no momento é se comprar petróleo já poderia ser uma boa ideia. Ela comenta que se os preços se aproximassem de US$ 15 o barril haveria investidores ansiosos para comprar à espera de uma correção para cima, “mas os riscos de baixa prevalecem, com o lado da venda parecendo mais forte do que muitos acreditavam”. Para a especialista, ainda é incerto o quanto pode ainda o preço recuar e Ozkardeskaya diz que o contrato poderia até caminhar para a faixa de US$ 10 o barril.

Às 5h58 (de Brasília), o petróleo WTI para junho recuava 7,71%, a U$ 23,10 o barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex), e o Brent para o mesmo mês caía 3,88%, a U$ 26,99 o barril, na Intercontinental Exchange (ICE) / CÉLIA FROUFE, GABRIEL BUENO DA COSTA E LUÍSA LAVAL, COM INFORMAÇÕES DA DOW JONES NEWSWIRES

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

9 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

14 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

18 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago