Diante da crise causada pelo surto do novo coronavírus, o Magazine Luiza (MGLU3) informou na terça-feira (7) que se valerá das medidas previstas na Medida Provisória (MP) 936 como forma de manter os empregos de seus funcionários, em meio à crise provocada pelo novo coronavírus.
A MP estabelece a possibilidade de suspensão de contratos de trabalho por até 60 dias, com pagamento parcial dos salários via seguro-desemprego, e a redução proporcional de até 70% de jornadas e salários por um período de até três meses.
O Conselho de Administração da Magazine Luiza aprovou a captação de mais R$ 800 milhões por meio de uma emissão de debêntures com o intuito de reforçar o caixa.
Com o objetivo de preservar o caixa, devido à falta de uma visão clara da dimensão e da extensão da atual crise, a empresa iniciou “um amplo movimento de renegociação de contratos com fornecedores diretos e indiretos, com o objetivo de reduzir custos e ampliar prazos.”
A notícia é levemente positiva para a empresa e deve impactar as ações (MGLU3) no curto prazo. A Magazine Luiza já era uma das empresas brasileiras mais bem posicionadas para suportar a crise diante da sua enorme posição de 7 bilhões de reais em caixa. Por isso, os R$ 800 milhões a mais ajudam, mas representam pouco percentualmente ao que há em caixa.
Para analistas, o uso da MP não terá impacto negativo pois se trata de um direito legal. Muitas outras empresas devem se valer do mesmo mecanismo em breve.
A empresa está se aproveitando do seu tamanho para negociar com fornecedores as condições de pagamento, como custos e prazos de pagamento. No momento atual, as grandes empresas devem se beneficiar e ganhar mercado em detrimento das empresas menores que estão com o caixa mais pressionado.
O Magazine Luiza ainda não tem previsão de quando vai reabrir as suas mais de mil lojas físicas fechadas por conta da pandemia. A empresa informou que possui um mapa de risco que mostra, em tempo real, a situação de cada município onde opera.
De acordo com o Magazine Luiza, apesar das lojas fechadas, os vendedores poderão trabalhar graças a uma versão remota do aplicativo de vendas (“Mobile Vendas”), sistema implantado em 2016, agora totalmente integrado a todas as redes sociais.
Das empresas de comércio eletrônico de capital aberto na bolsa brasileira, Magazine Luiza é hoje a empresa que tem maiores condições de se adaptar à nova realidade de vendas 100% digitais dado seu nível de serviço, com entregas mais rápidas, plataforma estável e mais completa.
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