A Federação Única dos Petroleiros (FUP) informou que o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF), seu filiado, obteve na Justiça o direito de ter representantes no comitê criado pela estatal para adotar medidas de combate à covid-19. A decisão foi determinada pelo juiz Marcelo de Mourão, da 19ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Caso não cumpra a determinação, a Petrobras será multada em R$ 500 mil por dia, informou a FUP.
A decisão garante que pelo menos um terço do comitê seja formado por sindicalistas do Sindipetro-NF. Terão ainda poder de voz e veto nas reuniões, “bem como acesso a toda a documentação, tanto a já produzida pelo comitê como por produzir”, afirma o juiz.
A decisão destaca que o setor de petróleo e gás foi considerado essencial pelo governo e não pode ser interrompido, e lembra que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assegura a participação de trabalhadores nas organizações de saúde e trabalho.
A FUP informa ainda que vem solicitando a participação nos comitês há duas semanas, mas que a Petrobras tem recusado essa participação, o que levou a entidade e seus sindicatos filiados a entrarem com ações públicas na Justiça, o que deverá decorrer em novas decisões.
Por Denise Luna
A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…
A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…
A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…