Economia

Preços do petróleo seguem em alta

As cotações do petróleo no mercado internacional voltaram a subir nesta sexta-feira (3). Em Londres, os contratos futuros de petróleo brent subiram 9%, para US$ 32,69 por barril. Em dois dias, o preço do barril avançou mais de 32% no mercado internacional. A alta desta manhã, que se seguiu à valorização de 21% na quinta-feira (2), foi provocada por tuítes do presidente americano Donald Trump, que informou a possibilidade de um acordo para reduzir a produção da commodity.

A expectativa do mercado é que a versão ampliada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que inclui a Rússia, vai reduzir a produção em 10 milhões de barros por dia, de modo a sustentar os preços neste período de queda da demanda devido ao desaquecimento econômico provocado pela epidemia do coronavírus. O corte é defendido pelo governo americano, que afirmou que não pretende reduzir sua própria produção. No entanto, autoridades russas negaram tratativas mais formais.

O mercado está se movimentando. A Arábia Saudita convocou na quinta-feira (2) uma reunião de emergência da Opep, dizendo que pretendia alcançar um acordo justo para estabilizar os mercados de petróleo, e diversos produtores, entre eles o Kuwait, se comprometeram a participar. A visão dos especialistas é que a oferta está tão alta que requer uma ação coordenada dos produtores. No entanto, sem uma redução da produção americana, a influência das medidas será limitada. Mesmo assim, o impacto sobre as ações de empresas petrolíferas foi pesado, incluindo as ações da Petrobras.

INDICADORES

Sem nenhum indicador relevante brasileiro divulgado nesta sexta-feira (3), a atenção do mercado se volta para os números internacionais. Nos Estados Unidos, o total de empregos não-agrícolas (non-farm payroll) caiu 701.000 em março. A taxa de desemprego subiu para 4,4%, informou nesta manhã o Bureau of Labor Statistics. A queda foi provocada pelo coronavírus. Foram fechadas 459 mil vagas nas atividades de hotelaria e lazer .

Os indicadores econômicos na Inglaterra e na Zona do Euro mostram que o impacto da epidemia sobre a economia é pesado. Tanto a Inglaterra quando os países do euro divulgaram seus números PMI, referentes aos índices dos gerentes de compras (Purchase Managers Index). Na Inglaterra, o PMI de março caiu para 36,0 ante 53,0 em fevereiro. Foi o menor índice desde o início da série, em 1996. O resultado foi semelhante nos países da Zona do Euro. O índice caiu para 29,7, ante os 51,6 registrados em fevereiro. Também foi o pior registro desde que o indicador começou a ser calculado, em 1998.

Durante a manhã, o comportamento dos mercados não apresentou uma tendência definida. Os pregões na Ásia fecharam estáveis, com o Nikkei, em Tóquio, avançando 0,08% e o Kospi, em Seul, subindo 0,03%. O SSE, em Xangai, caiu 0,6 por cento. Já os mercados europeus apresentaram um movimento de baixa devido aos números ruins do PMI. Em Londres, o FTSE estava em queda de 1,3%. Em Frankfurt, o alemão Dax recuava 0,42%.

O comportamento do mercado continuará sendo marcado por uma forte volatilidade. Os indicadores internacionais ruins podem levar a uma queda do mercado na abertura. No começo do dia, os contratos futuros do índice americano S&P 500 estão em leve baixa, e os contratos futuros do Ibovespa também apresentam uma leve baixa. No entanto, com a volatilidade elevada, não se descarta uma reversão ao longo do dia.

Redação Mercado News

Recent Posts

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

1 hora ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

14 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

14 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

15 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

15 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

15 horas ago