O Banco Central (BC) anunciou na manhã desta segunda-feira (23) que vai reduzir a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo de 25% para 17%. Segundo o BC, a medida é temporária, visa aumentar a liquidez do sistema financeiro e faz parte do conjunto de ações para minimizar os efeitos do coronavírus sobre a economia brasileira.
A estimativa do BC é que a mudança resulte numa liberação de R$ 68 bilhões a partir do dia 30 de março. Em 14 de dezembro, caso a economia tenha atravessado a pandemia do Covid-19, a alíquota do compulsório sobre recursos a prazo vai voltar aos 25% anteriores.
Entre as medidas, destaque para o retorno das captações com Depósito a Prazo com Garantia Especial (DPGE) para os bancos. Criado na crise de 2008, o DPGE funcionou como uma proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aos bancos. Os bancos poderão captar o valor total de seu patrimônio líquido por meio do DPGE, e as emissões poderão ocorrer até o início de 2022.
Além disso, os bancos poderão captar recursos no BC garantidos por debêntures que serão emitidas entre 23 de março e 30 de abril.
A Bosch anunciou nesta sexta-feira, 22, que irá cortar cerca de 5500 cargos nos próximos…
A Getnet, empresa de maquininhas de origem brasileira e que pertence ao Grupo Santander, anunciou…
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para estabelecer o prazo prescricional…
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que o novo terminal de…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou nesta sexta-feira, 22, que 15% do capex previsto…
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse nesta sexta-feira, 22, que os negócios previstos no…