Categories: Economia

Prefeitura faz força-tarefa para higienizar 75 pontos próximos a hospitais de SP

A Prefeitura de São Paulo deslocou mais de 700 agentes para higienizar com desinfetante antibactericida as ruas e vias de 75 pontos próximos a hospitais da capital. A ação de combate ao novo coronavírus foi coordenada pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) em parceria com consórcios de varrição e coleta, e teve início na manhã deste domingo, 22.

Em comunicado oficial, a Prefeitura afirma que ainda serão contratadas outras 55 equipes extras com 715 agentes. A higienização é feita através de lavagem, pulverização de água, sabão e água sanitária nos pontos de ônibus e bancos próximos dos endereços. A previsão é de expandir a operação para entornos de comércios, estações de trem e metrô na próxima semana.

O plano de contingência de resíduos sólidos na capital engloba ainda medidas de conscientização e a entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como uniformes, luvas, protetor auricular, bota de couro ou borracha, avental e viseira para profissionais que atuam em áreas de aglomeração. Secretário municipal das Subprefeituras, Alexandre Modonezi diz que as ações serão adotadas de acordo com o avanço da doença na cidade.

Para os próximos sete dias, será feita ainda a distribuição de EPIs para servidores que trabalham em regiões como a cracolândia e o Parque Dom Pedro. Funcionários da varrição também vão colocar o lixo recolhido em duas sacolas. “Vamos fechar os 104 ecopontos. Na reciclagem, algumas etapas eram manuais, mas as usinas são automatizadas. Estamos tirando o estágio feito por pessoas, mas isso não implica que os catadores vão ficar sem a remuneração.”

Segundo Modonezi, o plano prevê também medidas adicionais para cenários mais críticos. “Caso a situação venha a piorar e tenha aumento dos resíduos em hospitais, estamos planejando o que será feito. Espero que não aconteça, mas podemos atrasar a coleta em até três horas. Hospitais (de campanha) estão sendo montados no Pacaembu e no Anhembi. Podemos remanejar mão de obra de algumas partes da cidade para trabalhar lá, mas sem deixar de fazer a coleta para evitar outras doenças, como a dengue. Tudo isso está sendo feito para salvar vidas.”

Por Paula Félix e João Ker

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Acionistas da Tesla votam pela manutenção do pacote salarial de Elon Musk

Os acionistas da Tesla votaram pela aprovação do pacote salarial multibilionário para Elon Musk, sinalizando…

2 horas ago

STF derruba prorrogação automática de concessões em portos secos e dá 24 meses para licitação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, há pouco, que o prazo de outorga de 25…

2 horas ago

Blue Origin, SpaceX e ULA vencem licitação do Pentágono para programa de foguetes

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 13, que as empresa aeroespaciais…

3 horas ago

Após queixa de vazamento, Haddad se reúne de novo com setor financeiro nesta 6ª-feira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltará a receber representantes do setor financeiro nesta sexta-feira,…

3 horas ago

Em acordo com Lira, projeto sobre conteúdo local deve avançar na Câmara, diz Aureo Ribeiro

O deputado federal Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) afirmou, em entrevista ao Broadcast (sistema de notícias em…

4 horas ago

BNDES aprova financiamento de R$ 58 milhões para plano de inovação da WEG

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou ter aprovado um financiamento de…

4 horas ago