Categories: Economia

Nos mercados, produtos já estão escassos

A corrida do brasileiro ao supermercado para fazer estoques de alimentos e itens de higiene e limpeza, por causa do novo coronavírus, já provoca a redução da oferta de produtos nas lojas, especialmente de mercadorias básicas. O índice de desabastecimento de itens nas prateleiras dos supermercados chegou a 11,3% no sábado em cerca de 20 mil lojas do País, segundo pesquisa obtida pelo Estado e feita pela Neogrid, empresa de tecnologia que monitora pedidos do varejo para indústria.

“Quando passa de 10% já é considerado muito alto”, afirma o vice-presidente da empresa e responsável pelo estudo, Robson Munhoz. O executivo destaca que a trajetória ascendente reflete o pânico que houve na população nos últimos dias para fazer estoques. Em épocas normais, a ruptura, como é chamada a falta de produtos pelos supermercados, varia entre 7% e 8%.

A pesquisa mostra que, de uma cesta de 28 itens mais vendidos e escassos, o antisséptico para mãos foi o campeão: as vendas cresceram 630,5% em março ante janeiro, os estoques caíram quase pela metade (47%) e o índice de falta do produto na loja chegou a 31% no fim de semana. No mesmo período, as vendas de álcool aumentaram 322,7%, os estoques caíram quase 30% e a falta do produto nas prateleiras beirava também 30% no fim de semana.

No caso do papel higiênico, as vendas dobraram de fevereiro para março e a falta chega a 10%, aponta a pesquisa. Alimentos básicos, como leite em pó, longa vida, açúcar e massas, também estão na lista dos mais procurados e enfrentam escassez. E o medo dessa escassez tem mudado os hábitos dos consumidores. “Normalmente não faço estoque: compro o suficiente para o mês. Mas estou preocupada com a questão do reabastecimento nas grandes redes de supermercados”, diz a fisioterapeuta Valéria Ferreira dos Santos, de 41 anos, que já foi nesta semana três vezes às compras, gastou quase R$ 2,5 mil e reforçou itens básicos, como óleo, molho de tomate, artigos de higiene e limpeza.

O aposentado Esdras Alves, de 61 anos, adotou estratégia semelhante. “Não acho correto estocar, mas o problema é o isolamento que virá depois.” A reportagem percorreu hipermercados e constatou a escassez dos produtos apontados pela pesquisa e de vários outros nas prateleiras do Big e do Carrefour.

Limite

No Extra, há cartazes informando o limite de compra de unidades por pessoa. O Grupo GPA, dono das bandeiras Extra e Pão de Açúcar, informou, por meio de nota, que desde terça estabeleceu um limite de unidades vendidas por cliente para itens de higiene pessoal e alimentos de primeira necessidade e informou que a partir de hoje terá atendimento exclusivo para clientes com mais de 60 anos. O Grupo BIG esclareceu que “o abastecimento de suas lojas está normalizado, mesmo com o aumento do fluxo de clientes”. O Carrefour não se manifestou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por Márcia De Chiara e Giovanna Wolf

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

2 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

15 horas ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

15 horas ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

15 horas ago

Consulta pública para projeto rodoviário da Nova Raposo recebe quase 2 mil contribuições

A consulta pública do projeto da rodovia Nova Raposo, em São Paulo, contou ao todo…

15 horas ago

Susep suspende por 30 dias prazos de processos sancionadores para seguradoras do RS

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) aumentou prazos e suspendeu entregas de materiais regulatórios para…

15 horas ago