Categories: Empresas

Caoa Chery encerra produção de motores em Jacareí e demite 59, diz sindicato

A fabricante de veículos Caoa Chery encerrou a produção de motores na fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, e demitiu 59 pessoas, informou nesta quarta-feira, 18, o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, que lamentou que as demissões ocorram “no momento em que os trabalhadores mais precisam de estabilidade, salário e plano de saúde, com a proliferação do coronavírus no País”.

Os demitidos representam 10% do quadro de funcionários da fábrica, que até então contava com 540 pessoas empregadas, segundo o sindicato. Foram desligados trabalhadores da área produtiva e do setor administrativo. Por causa do receio com o avanço do coronavírus, o sindicato vinha pedindo que a empresa oferecesse licença remunerada aos trabalhadores, para que pudessem ficar em casa e evitar o contágio.

De acordo com o diretor do sindicato, Guirá Borba, a empresa alega diminuição da produção para realizar os cortes. A fábrica, que estava com um ritmo de 65 carros produzidos por dia, viu o volume diário cair para 40, segundo estimativas de Borba. “Em um momento como esse, de proliferação do coronavírus, não há justificativa. A empresa tem de proteger os trabalhadores, que, sem emprego, perdem o convênio médico”, disse ao Broadcast.

Procurada, a Caoa Chery ainda não se posicionou sobre as demissões.

A fábrica de Jacareí foi inaugurada em 2014, quando o negócio era apenas da chinesa Chery. Fragilizada pela crise econômica que começou naquele ano, metade da operação foi vendida em 2017 para o grupo brasileiro Caoa, que fez investimentos e passou a contratar. Antes da Caoa, a fábrica tinha 380 funcionários.

Os investimentos feitos pelo Caoa na Chery têm dado resultado no mercado. As vendas cresceram e a marca conseguiu ter uma maior participação de mercado. Com a entrada do grupo brasileiro, os carros da Chery também passaram a ser produzidos na fábrica da Caoa em Anápolis, Goiás.

No entanto, os carros feitos em Jacareí não apresentaram, no mercado, resultados tão positivos quanto os de Anápolis. Por isso a produção de Jacareí tem caído, mesmo com o avanço da marca nas vendas e na participação de mercado. Na quinta-feira da semana passada, quando consultada pela última vez sobre os efeitos do coronavírus na produção, a Chery informou que as linhas seguiam operando normalmente.

Por André Ítalo Rocha

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Justiça nega pedido por AGE na Petrobras que protelaria posse de Magda Chambriard

A Justiça Federal negou um pedido de decisão liminar que poderia obrigar a Petrobras a…

2 horas ago

Visões de Maria, estátuas que choram; veja novas regras do Vaticano para validar evento sobrenatural

O Vaticano revisou na sexta-feira, 17, o processo de avaliação de supostas visões da Virgem…

7 horas ago

Reguladores e setor bancário dos EUA devem focar em riscos mais críticos, diz diretora do Fed

A turbulência bancária ocorrida no ano passado nos Estados Unidos ilustra claramente que supervisores e…

11 horas ago

ABBC diz que redução no teto do consignado INSS prejudica bancos de menor porte

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) afirma que as reduções do teto dos juros do…

1 dia ago

Governo enviará MP para flexibilizar lei de licitações em casos de calamidade, diz ministra

A ministra da Gestão, Esther Dweck, anunciou que o governo federal enviará uma Medida Provisória…

1 dia ago

AGU parabeniza 3 Poderes por ‘alto nível de diálogo interinstitucional’ sobre desoneração

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, comemorou na rede social X (antigo…

1 dia ago