Press "Enter" to skip to content

Confira 5 dicas para organizar o home office

Após 'onda' de devoluções, total de escritórios disponíveis em SP sobe 50% (Foto: Divulgação)

As ferramentas tecnológicas atuais permitem que muitas empresas de diferentes setores atuem de forma remota. Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 5,2% dos trabalhadores brasileiros já eram adeptos do regime home office em 2018. Enquanto algumas organizações já incorporaram a prática como parte da cultura, para tantas outras, o modelo pode ser uma novidade ao ser adotado como medida de precaução contra o avanço do novo coronavirus, o Covid-19.

“O trabalho remoto tem grandes vantagens, mas requer organização e disciplina para que as operações não sejam comprometidas”, afirma Alejandro Vázquez, fundador e CCO da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder para PMEs na América Latina. De acordo com Vázquez, o estado de atenção e cuidados nos desafia a reforçar e melhorar as nossas metodologias de trabalho remoto para que sejam tão efetivas quanto as presenciais. Confira as dicas:

* Verifique se você tem tudo o que precisa para fazer seu trabalho. Para começar, faça um checklist do equipamento, software, ambientes de desenvolvimento e tudo o que for necessário para o seu trabalho, além de uma boa conexão de Internet. Resumindo, você deve poder fazer na sua casa o mesmo que pode fazer no escritório.

* Simule um escritório real. Possua um espaço dedicado exclusivamente ao trabalho, de preferência com uma mesa tipo escrivaninha e uma cadeira confortável, alocadas em um cômodo onde terá menor número de interrupções de familiares ou animais de estimação. É importante que eles compreendam que não está disponível durante o horário de trabalho. Quando você está no seu “escritório”, seu cérebro associa esse lugar como o lugar onde você trabalha e não onde você dorme ou onde assiste TV.

* Vista-se como se estivesse saindo de casa. Além de definir um espaço separado, outra dica para melhorar a produtividade é evitar ficar de pijama enquanto trabalha em casa. Prepare o café da manhã, tome um banho, ponha outra roupa. Você estará mais predisposto a começar o dia, além de ficar mais confortável para realizar videochamadas.

* Trabalhe em equipe. Ao não compartilhar uma mesa, é preciso fazer alguns esforços para manter o contato e dar visibilidade às entregas. Portanto, é fundamental seguir a metodologia da empresa e as boas práticas, com uso de ferramentas e canais de comunicação interna para obter assertividade em nossas comunicações. Slack e Asana são ótimos canais para a organização das tarefas e comunicação. Deixe seu calendário atualizado para facilitar o contato e faça uma breve reunião com a equipe no início de cada dia para alinhar as ações.

* Programe horários de trabalho e horários de descanso. Equilíbrio é fundamental, não almoce enquanto trabalha, não responda e-mails após o final do seu horário. Aproveite o tempo que seria de deslocamento para fazer uma meditação ou academia para se desconectar.

 

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *