Categories: Economia

Opep volta a diminuir projeção para PIB global com coronavírus, agora para 2,4%

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) diminuiu mais uma vez sua projeção para o crescimento global do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020. Há um mês, a entidade havia feito um leve ajuste em sua estimativa para este ano, de 3,1% para 3,00%. Agora, cortou a taxa para 2,4%.

“Após um crescimento econômico consideravelmente mais fraco no Japão, na zona do euro e na Índia no segundo semestre de 2019, os desenvolvimentos relacionados ao covid-19 exigiram uma revisão descendente da previsão de crescimento do PIB para 2020”, argumentou a entidade que tem sede em Viena por meio de seu relatório mensal divulgado nesta quarta-feira.

A expectativa para o crescimento do PIB dos Estados Unidos, por exemplo, foi revisado para 1,6% em 2020 devido a uma desaceleração antecipada do consumo em meio a incertezas crescentes, desencadeada pela queda dos mercados de ativos. Para a zona do euro, a diminuição da projeção da expansão foi para 0,6% em 2020, principalmente por causa da expectativa de redução de exportações, desaceleração do consumo em algumas economias e o “desenvolvimento drástico” observado na Itália – o país mais afetado até o momento pelo vírus fora da China.

A previsão para o PIB do Japão em 2020 foi revisada para uma queda de 0,2%. A Opep citou que, além de um crescimento muito inferior ao estimado no quarto trimestre do ano passado, a combinação com os efeitos relacionados ao covid-19, também levou à alteração.

Após um crescimento de 6,1% em 2019, a previsão de crescimento econômico para 2020 na China foi alterada da mesma forma, considerando os impactos do vírus sobre a economia, só que para 5,0%.

Brasil

A deterioração do ambiente externo foi um fator que igualmente levou a Organização a diminuir sua projeção para a expansão da economia indiana, que este ano deve crescer 5,2%, ainda influenciada negativamente por questões internas. O crescimento do Brasil foi revisado para 1,6% em 2020, impactado pela desaceleração do comércio externo”, mencionou a entidade.

Para a Rússia, a previsão de expansão foi mudada para 0,8% em 2020, impactada pelo declínio nos mercados de exportação de commodities. “Outros riscos negativos para a economia mundial permanecem, dada a incerteza em relação à magnitude dos impactos relacionados ao covid-19.”

Por Célia Froufe, correspondente

Estadão Conteúdo

Recent Posts

CLP: Veto presidencial que contraria plataformas de e-commerce garante equidade tributária

O Centro de Liderança Pública (CLP) fez uma avaliação positiva do veto do presidente Luiz…

10 horas ago

Nos EUA, SEC acusa a Wells Fargo Advisors e Merrill Lynch de violações de conformidade –

A Securities and Exchange Comission (SEC) dos EUA anunciou nesta sexta-feira, 17, o estabelecimento de…

11 horas ago

EUA anunciam negociações de preços para Ozempic, com economia de bilhões de dólares ao Medicare

O governo dos Estados Unidos anunciou que 15 medicamentos, incluindo Ozempic e Wegovy, estarão na…

11 horas ago

UE e México firmam novo acordo comercial às vésperas da posse de Trump

A União Europeia e o México asseguraram um novo acordo comercial, nesta sexta-feira, antes da…

11 horas ago

CEO do TikTok agradece ajuda de Trump para tentar reverter proibição nos EUA

O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, agradeceu ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald…

12 horas ago

Maersk pede cautela e diz que voltará a usar o Mar Vermelho quando for seguro

A Maersk, gigante dos setor de transporte de contêineres, expressou cautela em relação a qualquer…

12 horas ago