Categories: Economia

Fluxo de veículos em estradas cai 0,5% em fev., diz ABCR

O fluxo de veículos pelas estradas pedagiadas do País recuou 0,5% em fevereiro comparativamente a janeiro descontados os efeitos sazonais, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) e Tendências Consultoria Integrada. Ademais, na mesma base de comparação, o fluxo de veículos leves caiu 0,7% e o dos pesados cresceu 0,8%.

“Do ponto de vista econômico, a fraqueza dos veículos leves sinaliza o contexto ainda de dificuldades do orçamento familiar”, disse Thiago Xavier, economista da Tendências Consultoria Integrada. De acordo com ele, a questão está diretamente ligada ao lento processo de reação do mercado de trabalho. Este, por sua vez, é  marcado pela geração de postos com salários baixos.

Por outro lado, considerando os últimos 12 meses, houve alta no fluxo total de 3,7%.

De acordo com Xavier, esse resultado está associado à mudança de feriado de carnaval, de março para fevereiro, e o fato de o mês passado ter tido 29 dias.

“Além disso, o preço dos combustíveis foi um fator limitante em dezembro e janeiro, mas houve sinais de alívio nesta área em fevereiro”, diz o economista.

Em suma, para os próximos meses, no entanto, o cenário ainda é incerto, em função, por exemplo, do impacto do coronavírus na economia.

Fluxo de veículos em Estados diferentes

O Rio de Janeiro foi único Estado dentre os que integram a pesquisa da ABCR que apresentou aumento do fluxo de veículos em fevereiro. A alta foi de 0,3% em relação a janeiro, com ajuste sazonal. O resultado decorre do aumento de 0,2% no fluxo de veículos leves e de 1,4% no de pesados.

Na comparação com fevereiro de 2019, o índice total registra aumento de 4,6%. O fluxo de leves subiu 5,6% e o de pesados, 0,2%.

Nos últimos 12 meses, o índice total acumula alta de 1,2%, com evolução de 1,0% dos veículos leves e de 2,0% dos veículos pesados.

No Paraná, o fluxo total de veículos nas estradas pedagiadas caiu 0,5% em fevereiro ante janeiro, considerados os ajustes sazonais.

O fluxo dos leves caiu 1,8% em relação a janeiro dessazonalizado. Já as passagens dos veículos pesados pelas praças de pedágios cresceu 3,2%.

Em comparação com o fevereiro de 2019, o índice total apresenta aumento de 15,5%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 19% e o de pesados, 10%. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula alta de 5,4%, com crescimento de 5,9% para veículos leves e 4,4% para pesados.

São Paulo

Em São Paulo, o fluxo pedagiado de veículos teve queda de 0,9% em fevereiro de 2020 em relação a janeiro, em termos dessazonalizados. A desagregação entre leves e pesados apresentou variação de -1,1% e 0,5%, respectivamente.

Em relação a fevereiro de 2019, o índice total cresceu 4,3%, com alta de 5,9% em veículos leves e queda de 1,0% em tráfego de pesados. Nos últimos 12 meses, o índice total acumula alta de 4,4% no Estado de São Paulo, fruto do crescimento de 4,6% dos veículos leves e de 3,4% dos veículos pesados.

Por Francisco Carlos de Assis.


Leia também: Produção de veículos cai 20,8% em fevereiro ante igual mês de 2019, diz Anfavea

Estadão Conteúdo

Recent Posts

CMN aprova 9 resoluções para Plano Safra 2024/25

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou em reunião extraordinária nesta terça-feira, 2, nove resoluções voltadas…

2 horas ago

Zambelli chama Benedita de ‘Chica da Silva’ e reclama por não discursar em evento

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) chamou a também deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de…

12 horas ago

Pedro Lupion: Queremos Plano Safra plausível e que atenda a demanda necessária do setor

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), afirmou que…

14 horas ago

BNDES: Aprovações para Rotas de Integração chegam a R$ 3,2 bilhões

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou já ter aprovado R$ 3,2…

14 horas ago

Taiwan diz que guarda costeira chinesa deteve navio pesqueiro taiwanês e exige libertação

Taiwan disse que a guarda costeira chinesa abordou um barco de pesca taiwanês na terça-feira,…

15 horas ago

Obra mais atrasada de SP ganha ‘empurrão’ da CDHU para ser entregue até 2026

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), vinculada ao governo de São Paulo, assumirá…

15 horas ago