Economia

A indústria está mais confiante, mas os serviços não

A indústria está mais confiante mas os serviços, não. A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou, na manhã desta sexta-feira, os indicadores de confiança dos Serviços e da Indústria referentes a fevereiro. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 1,7 ponto para 94,4 pontos, o menor valor desde outubro de 2019. Em médias móveis trimestrais, o índice cedeu 0,3 ponto, interrompendo a tendência ascendente iniciada em julho do ano passado.

Segundo a FGV, o ICS voltou aos níveis de setembro de 2019 e devolveu quase todos os ganhos obtidos nos últimos meses do ano passado. Segundo Rodolpho Tobler, economista da FGV, o que mais chamou a atenção no resultado foi a diminuição das expectativas após três meses de alta. “A combinação sugere um início de ano com ritmo lento e poucas perspectivas de recuperação mais forte nos próximos meses”, diz Tobler.

Apesar da piora das expectativas, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) do setor de serviços subiu pelo segundo mês consecutivo, ao variar 0,6 ponto percentual em fevereiro, para 82,9%, o maior nível desde junho de 2016.

INDÚSTRIA – Já a confiança da indústria melhorou em fevereiro. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,5 ponto para 101,4 pontos, mesmo nível de março de 2018. Com o resultado, o índice registra a quarta alta consecutiva e um avanço de 6,0 pontos desde outubro de 2019.

O Nuci da indústria subiu 0,5 ponto percentual para 76,2%, mesmo valor observado em outubro de 2018. Em médias móveis trimestrais, o NUCI subiu 0,3 ponto percentual, passando de 75,4% em janeiro para 75,7% em fevereiro.

Segundo Renata de Mello Franco, economista da FGV, a alta das expectativas de demanda justificou a melhora do índice. No entanto, diz ela, a sondagem para os próximos três meses indica certa cautela. Mello Franco adverte que a pesquisa foi produzida com dados coletados até o dia 21 de fevereiro. “Ela não capturou, portanto, a piora do cenário econômico mundial com a divulgação de casos de coronavírus na Europa e no Brasil.”

Redação Mercado News

Recent Posts

Aneel flexibiliza as exigências para a Âmbar assumir a Amazonas Energia

A área técnica da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) flexibilizou algumas exigências para a…

40 minutos ago

São Luís: Eduardo Braide tem 56,8% dos votos válidos e Duarte Júnior, 22,9%, diz AtlasIntel

Pesquisa AtlasIntel sobre o cenário eleitoral em São Luís (MA) divulgado neste sábado, 5, mostra…

11 horas ago

Governo obtém liminar e diz que bets autorizadas pelo Rio estão proibidas de atuar no País

A Justiça Federal do Distrito Federal (TRF1) atendeu a um pedido do governo federal e…

13 horas ago

Caixa usa banco de investimentos para ampliar ação na área de imóveis

A Caixa Econômica Federal abrirá uma nova frente de atuação no mercado imobiliário, indo além…

17 horas ago

Broches, camiseta, celular: confira o que é permitido e proibido neste domingo

Mais de 155 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo, 6, para escolher prefeitos…

19 horas ago

Oi está próxima de receber chancela para desligar telefones fixos

A Oi deu dois passos cruciais nos últimos dias para avançar no processo que busca…

23 horas ago