Categories: Economia

Com bom humor externo e balanços locais, Ibovespa volta a 116 mil pontos

Embalado pelos bons resultados apresentados nesta temporada de balanços domésticos e tendo amparo do bom humor vindo do exterior, também com a alta da cotação de commodities como o petróleo, o Ibovespa conseguiu voltar à marca 116 mil pontos na sessão desta quarta-feira.

Ao fechar aos 116.517,59 pontos (1,34%), o principal índice do mercado acionário local conseguiu reverter para ganhos de 0,75% no ano. No mês, a rentabilidade chega a 2,42%. O giro financeiro ficou em R$ 23,4 bilhões.

“Os resultados das empresas têm vindo sólidos e mostram o vigor das empresas brasileiras no último trimestre de 2019”, afirma Pedro Paulo Silveira, economista-chefe Nova Futura CTVM, para quem “a lição de casa”, como redução do endividamento e de custos, feita pelas companhias ajuda nessa conjuntura.

Glauco Legat, analista-chefe da Necton Investimentos, concorda e complementa que dados corporativos mais fortes ajudaram a impulsionar o índice, principalmente em um ambiente externo mais forte, com percepção de risco menor. “O mercado está amparado na expectativa de estímulos adicionais do governo da China e isso ajuda as commodities como um todo”, nota.

Nesta noite, é esperado que o Banco do Povo da China (PBoC) anuncie a redução dos juros de referência. Na segunda-feira, a China já havia cortado a taxa para crédito de um ano visando dar estímulos monetários para fazer frente à possível redução do ritmo de crescimento da sua economia.

Os números das companhias para o quarto trimestre de 2019 estão vindo muito positivos e acabam parecendo uma contradição aos indicadores macroeconômicos divulgados recentemente – que mostraram uma situação mais acomodada do ritmo de crescimento da economia brasileira. Legat lembra que a Bolsa brasileira abrange poucas e seletas empresas, que têm uma representatividade importante, mas são a elite.

Ao mesmo tempo, os investidores não deixam de se preocupar com os sinais da falta de recuperação da economia brasileira como um todo. “Isso faz com que a Bolsa não saia do range entre 113 mil pontos e 117 mil pontos”, nota o operador da mesa institucional da Renascença Corretora Luiz Roberto Monteiro.

Por Simone Cavalcanti

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Trump afirma que planeja dar mais tempo para o TikTok encontrar um comprador

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo, 19, que planeja emitir…

13 horas ago

Ameaças de tarifas de Trump levam União Europeia a se preparar para guerra fiscal

As ameaças tarifárias do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, estão forçando a Europa…

17 horas ago

Prefeitura de SP quer multar 99 em R$ 1 milhão

A Prefeitura de São Paulo pede à Justiça para que a empresa de transporte por…

19 horas ago

Consumo de carne processada eleva risco de demência

Uma pesquisa feita ao longo de mais de quatro décadas nos Estados Unidos apontou que…

20 horas ago

Energia solar bate recorde de instalação

Em 2024, o Brasil bateu recorde de novas instalações de sistemas de energia solar em…

20 horas ago

Milei adota medidas que facilitam a dolarização

O governo de Javier Milei, na Argentina, começou a implementar, na sexta-feira, medidas para facilitar…

20 horas ago