Categories: Economia

Bolsas da Europa fecham maioria em queda após alerta da Apple sobre coronavírus

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em queda nesta terça-feira, 18, apenas com Milão fugindo à regra, um dia depois de a Apple alertar que pode não cumprir suas previsões para o primeiro trimestre por conta dos impactos do coronavírus. Indicadores fracos e balanços decepcionantes também pressionaram os mercados e fizeram o índice pan-europeu Stoxx 600 encerrar com queda de 0,38%, em 430,32 pontos.

Ontem, a Apple informou que a paralisação de fábricas chinesas reduzirá a oferta global de iPhones e que a demanda por seus produtos no país asiático também ficará mais contida. Com isso, a empresa concluiu que não conseguirá registrar receita entre US$ 63 milhões e US$ 67 milhões no primeiro trimestre de 2020, conforme projetado anteriormente. Para o Pantheon Macroeconomics, o alerta da gigante americana é um exemplo “representativo” do que ainda está por vir como consequência do surto.

A notícia fez com que a maior parte dos mercados europeus operasse hoje em território negativo. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em queda de 0,69%, a 7.382,01 pontos. As ações do HSBC, que divulgou balanço com resultados fracos para o quarto trimestre de 2019, lideraram as perdas no mercado inglês, com recuo de 6,57%. Já a mineradora Glencore, que também teve balanço decepcionante, sofreu tombo de 4,46%.

Na Alemanha, o mau humor também pode ser atribuído à divulgação do índice ZEW de expectativas econômicas. O indicador caiu de 26,7 pontos em janeiro para 8,7 pontos em fevereiro, bem abaixo das expectativas. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,75%, a 1.3681,19 pontos.

No entendimento do ING, o cenário econômico alemão é prejudicado por uma crise no setor industrial, com a redução da demanda da China por conta do coronavírus. “A Alemanha corre o risco de se tornar o ‘homem doente da Europa’ a não ser que reformas estruturais e investimentos sejam implementados”, analisa o economista-chefe do banco, Carsten Brzeski.

Na contramão das demais bolsas europeias, em Milão, o índice FTSE MIB fechou o pregão em alta de 0,41%. O desempenho foi sustentado pelo UBI Banca, cujas ações dispararam 23,55%, após o banco italiano receber inesperada oferta de compra do Intesa Sanpaolo, no valor de 5,02 bilhões de euro.

Em Madri, o índice Ibex 35 recuou 0,16%, 10.005,80. Já Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 caiu 0,15%, a 5.389,136 pontos.

Por André Marinho

Estadão Conteúdo

Recent Posts

Bolsonaro nega contato com Valdemar Costa Neto e diz que governador de SC cometeu ‘ato falho’

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) negou neste sábado, 18, que mantenha contato com o presidente…

5 horas ago

Trump manifesta interesse em visitar a China após posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a assessores que pretende viajar para…

5 horas ago

Presidente destituído da Coreia do Sul é formalmente preso

A Justiça da Coreia do Sul ordenou, formalmente, a prisão do presidente destituído Yoon Suk…

7 horas ago

Moradores protestam por mais segurança após morte de delegado na Zona Sul de SP

Moradores do bairro Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, protestaram neste sábado,…

7 horas ago

Erika Hilton adota mesmo modelo de vídeo de Nikolas Ferreira para defender fiscalização do Pix

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) publicou neste sábado, 18, um vídeo no mesmo tom…

7 horas ago

Telefónica nomeia Marc Murtra como presidente executivo no lugar de Álvarez-Pallete

O conglomerado espanhol de telecomunicações Telefónica aprovou a nomeação de Marc Thomas Murtra Millar, como…

8 horas ago