Press "Enter" to skip to content

Brasileiros encerraram 2019 investindo R$ 3,3 trilhões

A boa rentabilidade dos investimentos engordou o bolso do investidor brasileiro em 2019. Segundo a Anbima, associação que representa os bancos de investimento e os gestores de fundos, o capital investido dos brasileiros, considerando os investidores de varejo e os de private banks, chegou a 3,3 trilhões de reais em dezembro passado. Isso representa um crescimento de 12% no ano. Isso foi devido principalmente à valorização de 31,6% no Índice Bovespa no acumulado de 2019.

O crescimento foi mais expressivo entre os investidores mais ricos. O varejo cresceu 6,8% para 1,9 trilhão de reais, ao passo que o segmento private avançou 20,9%, aumentando para 1,3 trilhão de reais. No caso do private, os investimentos em ações, diretamente ou por meio de fundos, e em fundos multimercados, representam 57% do total.

O varejo segmentado de alta renda apresenta uma preferência maior pelo risco. Apenas 12,5% dos recursos está na poupança, ao passo que a fatia das ações subiu de 3,4% em 2015 para 7,2% em 2019, avançado para R$ 84,3 bilhões.

No caso do varejo de baixa renda, as cadernetas de poupança ainda representam 41% do total investido, com 783 bilhões de reais. O saldo das cadernetas cresceu 7,2% no ano passado. Segundo a Anbima, isso deveu-se aos saques do FGTS, pois os recursos resgatados caíram automaticamente na conta poupança dos clientes. Mesmo assim, a diversificação dos recursos no varejo continua avançando. O patrimônio dos fundos de ações cresceu 158,6% e o dos fundos imobiliários subiu 135,9%.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *