Política

O motivo da confusão democrata em Iowa

Um dos grandes destaques da terça-feira (4) foi  a confusão que se instaurou na apuração das caucuses de Iowa, o primeiro Estado a votar nas primárias democratas americanas (Trump já é, virtualmente, o candidato republicano).

Tudo começou quando o resultado das votações foi prejudicado por um erro na tecnologia do aplicativo que deveria indicar o vencedor. Aparentemente, o aplicativo foi desenvolvido às pressas e mais dificultou do que facilitou o processo de escolha. Com isso, os resultados foram adiados na noite da segunda-feira (3) e divulgados, parcialmente, na noite desta terça (4).

Na noite de ontem, apenas 62% das urnas haviam sido apuradas e confirmadas. Até o fechamento desta nota, o percentual subiu para 71%. Segundo os organizadores do caucus de Iowa, há registros que confirmam os votos ainda não apurados – descartando qualquer possibilidade do pleito ser cancelado. Até agora, Pete Buttigieg lidera o estado com 26,8% dos “State Delegates Equivalent”, seguido por Bernie Sanders (25,2), Elizabeth Warren (18,4) e Joe Biden (15,4).

Segundo as estimativas do “The New York Times”, o resultado parcial dá ao prefeito de South Bend, Indiana, 81% de probabilidade de ganhar a maioria dos delegados que irão os representar na convenção nacional do partido e, enfim, escolher o presidenciável que enfrentará Trump.

O episódio de Iowa apresenta diversas consequências. Entre elas, a vitória de Buttigieg em detrimento do péssimo desempenho de Biden, o que pode significar uma mudança no candidato preferido do eixo mais moderado dos democratas. O desempenho abaixo do esperado de Biden também é positivo para Bloomberg, que não pontuou em Iowa por priorizar outros estados das primárias.

Sanders foi conforme o esperado e se consolida como a opção mais à esquerda dos democratas. Warren, apesar de ter tido um desempenho medíocre, ainda não está fora da corrida. Para mais detalhes das primárias em Iowa, não deixe de ler a minha coluna do próximo sábado.

Redação Mercado News

Recent Posts

Latam amplia em 12% voos no Brasil em 2025, com quatro novas rotas domésticas

A Latam vai operar 348 voos domésticos por dia no Brasil em 2025, 12% a…

12 horas ago

ANP aprova acordo de cooperação com Serpro no âmbito do RenovaBio

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou um acordo de cooperação…

12 horas ago

Correção: Lula faz evento para tornar oficial programa de repactuações de rodovias

A matéria publicada anteriormente continha uma incorreção sobre a nome da concessionária do trecho da…

14 horas ago

Brasil vive momento histórico sobre concessões, com melhor entendimento público, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País vive um…

15 horas ago

Renan Filho: governo analisa 4 repactuações de rodovias, encaminhou 8 para o TCU e reprovou 2

O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou o balanço dos trabalhos que compõem o "Programa…

16 horas ago

Claro lança oferta de celular para fisgar público que ainda não aderiu ao 5G

A Claro fechou parceria com a Motorola para lançar uma oferta de celular 5G com…

17 horas ago