Press "Enter" to skip to content

Produção nacional da indústria de químicos cai 5,7% em 2019, diz Abiquim

A produção nacional de químicos de uso industrial caiu 5,7% em 2019 em comparação com o ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). É o segundo pior desempenho do setor nos últimos 13 anos. Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora da entidade, diz que o resultado é reflexo da crise econômica no País. Os produtos químicos são usados pela indústria automobilística, construção civil, linha branca, alimentos e embalagens, entre outros.

De acordo com os dados, além da produção, a demanda por produtos químicos de uso industrial caiu 7,3% e as vendas internas tiveram retração de 1,8%, no mesmo período de comparação. Já as importações cresceram 6,4%, em volume, passando a ocupar 43% da demanda interna por químicos, novo recorde do setor. Segundo a Abiquim, em 2006 as importações tinham peso de 21% sobre o volume de demanda interna e, no início da série, em 1990, de apenas 7%.

A atividade interna fraca levou as empresas a buscaram alternativas para manter suas unidades em operação mínima, sendo que a utilização da capacidade instalada registrou o pior patamar desde o início da série de acompanhamento em 1990, com 70% em média em 2019, resultando em um recorde de ociosidade de 30%, segundo a Abiquim. Desde 2008, o uso médio da capacidade tem se situado em um patamar considerado baixo, variando entre 70 e 83%.

Perspectivas

As mudanças no ambiente político e econômico nacional e a aprovação e implementação de algumas medidas permitem prever melhoras no curto e médio prazo, segundo a entidade.

“A química é fortemente dependente de matérias-primas e de insumos energéticos, o que explica boa parte da baixa dinâmica e falta de competitividade dos últimos anos. Mas o Programa Novo Mercado de Gás deverá modificar o cenário do setor de óleo e gás nacional, com possibilidade de atração de investimentos em infraestrutura e, principalmente, na elevação da oferta de energia, dois pontos fundamentais para a competitividade do País e da química”, diz diretora da Abiquim, acrescentando que há perspectiva de melhores condições macroeconômicas, como recuo da inflação e dos juros, além do aumento da atratividade externa pelo Brasil.

Fátima afirma que no fim de dezembro, o setor conseguiu um importante resultado na Bahia com a edição de medidas da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), que concedem novas condições de fornecimento e tarifas menores para o gás natural no Estado, em vigor desde 1º de janeiro de 2020. “As medidas promoveram a redução da tarifa de gás no Estado, tanto em termos de molécula quanto em temos de margem de distribuição, contemplando parte das reivindicações do setor.”

Por Wagner Gomes

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *