Press "Enter" to skip to content

Heleno: estamos preocupados com coronavírus, mas País até agora foi pouco afetado

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, afirmou que o governo brasileiro está preocupado com a propagação do coronavírus, mas ponderou que por enquanto o País ainda foi pouco atingido. “Temos três casos confirmados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta disse que temos condições de controlar”, disse Heleno em entrevista à rádio CBN na manhã desta quarta-feira, 29.

Na verdade, há ainda dois casos de suspeita de contaminação pelo vírus no Brasil, em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Uma terceira suspeita, no Paraná, foi descartada pela Secretaria de Saúde do Estado na manhã desta quarta.

Para o ministro, por enquanto não é grande a quantidade de brasileiros na China e, por isso, não há plano de retirada dos cidadãos brasileiros que estão no país asiático. Heleno disse que “ainda não é possível prever se o número de pessoas atingidas” pelo coronavírus no Brasil será expressivo, mas afirmou a importância de examinar os brasileiros que retornaram da China para evitar a propagação do vírus. “Temos que colher dados do que está acontecendo para não haver surpresas”, disse.

O ministro ainda atribuiu a rápida propagação do coronavírus ao número de empresas multinacionais em Wuhan, província chinesa considerada como epicentro da contaminação. Para ele, as constantes viagens internacionais feitas na região potencializaram a capacidade do vírus de se espalhar mundialmente.

Brasileiros nas Filipinas

Exames laboratoriais mostraram que a família brasileira internada nas Filipinas não tem o coronavírus, informou o telejornal Hora 1, da TV Globo. A emissora afirmou que a notícia foi dada pelo embaixador do Brasil no país asiático, Rodrigo do Amaral Souza.

Ainda de acordo com a TV, o casal e o filho de 10 anos precisarão ainda ser submetidos a um exame de contraprova para descartar definitivamente a presença do vírus que atinge a China, espalhou-se para outros países e já deixou 132 mortos e mais de 5,9 mil infectados.

A família continuará isolada em um hospital de Palawan, a 800 quilômetros da capital Manila, até a divulgação do resultado da contraprova.

Na segunda-feira, 27, o Itamaraty informou que fez contato com a família e que o casal e o filho não apresentavam sintomas da doença, mas aguardavam resultados de testes de infecção. Eles estiveram recentemente Wuhan, na China, epicentro do surto de coronavírus.

Por Gabriel Caldeira

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *