O resultado do terceiro trimestre da Via Varejo (VVAR3) foi ruim, como esperado. Ademais, veio abaixo das expectativas em termos de prejuízo líquido, com um prejuízo de R$ 383 milhões.
O principal destaque negativo foi a forte queda de 17,3% nas vendas brutas (Gross Merchandise Volume, GMV). Esse resultado foi bem pior do que a expectativa do mercado, que previa uma queda de apenas 4,4%.
Sob nova direção, a Via Varejo fez diversos ajustes em sua operação e contabilizou despesas com provisões para perdas com estoques (R$ 149 milhões) e com ativos imobilizado e intangível (R$ 160 milhões). Além disso, contabilizou, também, despesas com reestruturação (R$ 12 milhões).
No lado positivo, houve redução do nível de estoques – foi feita uma “limpa” nos produtos que tinham problemas de giro. Nesse caso, o estoque foi reduzido em R$ 1 bilhão em 12 meses, caindo para R$ 4,5 bilhões. Isso representa um saldo equivalente a 101 dias de vendas, redução de 13 dias no giro do estoque.
Além disso, a companhia conseguiu aumentar a participação das vendas de produtos de terceiros (marketplace). Esse tipo de venda representou, devido ao seu crescimento de 79% no período, 30% das vendas totais.
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